Prédios que vão ter provas do Enem em Rio Branco passam por higienização

0
82

A pouco menos de 48 horas para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria Estadual de Educação (SEE) aguarda para ajustar os últimos detalhes para receber os candidatos no domingo (17).

Higienização e organização das cadeiras nas salas ocorrem neste sábado (16) e os profissionais já passaram por treinamento.

Rosseline Muniz, coordenadora de linguagem do Ensino Médio da SEE, disse ao G1 que o treinamento de profissionais que vão trabalhar no dia na aplicação foi on-line no final de dezembro do ano passado. A entrega dos prédios neste sábado está dentro do prazo.

“Em outubro a gente teve que repensar na distribuição de salas, de equipe e tudo isso teve que ser repensado de outubro para cá. A partir de amanhã, os prédios já vão ser entregues para ser feita a higienização, organização das cadeiras, deixar somente aquelas que vão ser usadas pelo candidato, com o espaçamento também”, conta sobre a preparação para aplicação das provas.

Devido a pandemia, Rio Branco vai ter 20 prédios a mais para receber os candidatos e garantir os distanciamento social. Em 2019, foram 100 prédios. Neste ano, são 120. Em todo estado são 149 prédios.

“Como o Inep recomendou, a gente fez uma redução no número de pessoas por turmas para respeitar o distanciamento. Então, em turmas que cabiam 40 a 50 pessoas com a redução de 20%, só vamos ter 30 dentro das salas. Por isso também temos o aumento de prédios utilizados”, acrescenta.

Uso de máscara

A coordenadora diz que durante os dias de provas é obrigatório o uso de máscaras, que só será retirada no momento que o candidato for entrar na sala para fazer o reconhecimento facial, ou para beber água, ou comer algum alimento.

Rosseline disse ainda que não vai ser distribuído álcool aos participantes, e que a higienização é feita na hora da entrada e pede que eles levem a substância em recipiente de cor transparente para usar depois. Ela afirmou que o item não é obrigatório. E informa ainda que na entrada também vai ser medida a temperatura.

Além disso, a coordenadora alerta aos candidatos que devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.

Enem 2020

No Acre, mais de 40,6 mil candidatos devem fazer as provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17). Outros mais de 1,1 mil estão inscritos para fazer a versão digital das provas.

As provas impressas estão marcadas para 17 e 24 de janeiro. Já a aplicação da versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Neste primeiro domingo, a duração máxima para realização da prova é de 5h30, e no segundo será menor, de 5h.

A abertura dos portões está prevista para ocorrer às 9h30 (horário local) e fecham às 11h (horário local).

Ao todo, 41.841 candidatos estão confirmados para fazer o exame, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com 23.944 inscrições, as mulheres são a maioria entre os 40.674 candidatos que vão fazer as provas na versão impressa do exame. No total, 16.730 pessoas do sexo masculino se inscreveram para fazer o exame.

Cronograma

Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o cronograma do Enem sofreu algumas alterações:

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro
  • Resultados: 29 de março

Das 41.841 pessoas inscritas no Enem 2020 no Acre, 1.154 optaram por fazer a prova digital. Com isso, o Enem digital em 2020 será aplicado para 2,75% do total de candidatos do estado.

Por Alcinete Gadelha, G1 AC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui