8 maio 2024

São Paulo confirma três casos de Covid-19 causados por variante do Amazonas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Três casos de Covid-19 provocados pela nova variante do coronavírus originada no Amazonas foram confirmados em São Paulo nesta terça-feira (26). Essa é a primeira vez que infecções dessa cepa são descobertas em outro estado do Brasil, embora o próprio alerta para a existência dessa linhagem tenha sido dado longe daqui. A identificação dos primeiros casos, no começo deste mês, foi feita no Japão, em turistas que estiveram no Norte.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, as três ocorrências atestadas após sequenciamento genético no Laboratório Estratégico do Instituto Adolfo Lutz também são “importadas” do Amazonas. Os pacientes foram atendidos em serviços paulistas da rede pública de saúde, mas têm histórico de viagem ou moradia em Manaus. Não foram informados, no entanto, as cidades onde eles se encontram nem seu estado de saúde.

A análise das amostras concluiu que se trata da linhagem P.1 do Sars-CoV-2, que possui mutações na proteína spike. Essas alterações podem estar associadas a um maior potencial de transmissão da doença.

Algumas dessas mutações da cepa do Amazonas também aparecem nas variantes identificadas recentemente no Reino Unido e na África do Sul, já consideradas com maior capacidade de espalhar o vírus. Por isso, a linhagem do Amazonas tem sido vista pelos cientistas como uma possível explicação para a explosão de casos no estado nas últimas semanas.

Para que sejam estudados também por outros pesquisadores, os sequenciamentos desses três casos achados em São Paulo foram, segundo a secretaria, depositados no banco de dados GISAID (Global Initiative on Sharing All Influenza Data). Esse repositório é atualizado diariamente por cientistas do mundo todo para monitoramento do vírus.

 

O Globo

Veja Mais