26 abril 2024

Em Rio Branco, 12 presos tentam fugir da penitenciária

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Doze detentos tentaram fugir da Unidade de Regime Fechado nº 1 de Rio Branco, conhecida como chapão, na última sexta-feira, 12. Em nota, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) explicou como agiu diante da situação para impedir a fuga.

Confira a nota:

Durante o serviço de plantão da noite de sexta-feira, 12, um dos policiais penais escalados na guarita da Unidade de Regime Fechado nº 1 de Rio Branco, conhecida como chapão, avistou um grupo de presos na frente do pavilhão K. Ao perceber a ação dos indivíduos, o servidor acionou o serviço de videomonitoramento para que averiguasse a situação;

Confirmada a situação, o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) foi acionado, juntamente com os profissionais do Canil e demais policiais de plantão. Desta forma, foi identificado por meio de revista, que os 12 detentos da cela 7 tentavam fugir do pavilhão. Na cela foram encontradas cordas artesanais, conhecidas como terezas.

Diante da situação, os presos foram encaminhados ao isolamento preventivo e um processo administrativo será aberto para apurar as circunstâncias em que se deram os fatos.

A ocorrência demonstra que os profissionais desta instituição, neste caso específico os policiais penais, estão compromissados com a qualidade do serviço oferecido. Sempre atentos e vigilantes, têm impedido fugas, apreendido ilícitos e garantido a segurança nos presídios.

Quanto à informação de que as luminárias da unidade estariam queimadas, o que prejudicaria a atividade dos policiais, o Iapen esclarece que tal afirmação é infundada, uma vez que a iluminação do local se encontra em bom estado.

Vale ressaltar que, na noite do último dia 3 de fevereiro, o promotor de Justiça Thales Tranin, da Promotoria de Execução Penal do Ministério Público, esteve na unidade, acompanhado do chefe do Departamento de Segurança e Execução Penal, Marcelo Lopes, e do diretor da URF-1, Leandro Rocha. Na ocasião, o representante do órgão fiscalizador verificou que os reparos na iluminação foram devidamente realizados;

Sabemos das dificuldades em se gerenciar um sistema prisional e os desafios a serem vencidos diariamente, mas também sabemos o nosso papel diante da sociedade. Assim, a equipe gestora do Iapen tem trabalhado para solucionar todo e qualquer problema estrutural, na garantia de que nossos servidores tenham condições de trabalho e que a segurança destes e dos detentos seja mantida.

Rio Branco – Acre, 13 de fevereiro de 2021.

Arlenilson Cunha

Presidente do Iapen

 

A GAZETA

Veja Mais