Rio Acre volta a transbordar em Rio Branco e atinge cinco bairros

0
121

O Rio Acre voltou a transbordar em Rio Branco, após subir quase um metro em 24 horas. O manancial chegou, na manhã deste domingo (14) na medição das 9 horas, à cota de 14,18 metros. A cota de transbordo é de 14 metros.

A Defesa Civil do município informou que os bairros Seis de Agosto, Airton Sena, Baixada da Habitasa, Base e Cadeia Velha estão atingidos pelas águas do manancial. Mas, até o início da manhã nenhuma família tinha sido removida.

Permanecem em abrigos oito famílias que tinham sido removidas ainda na primeira vez que o rio transbordou no dia 10 de fevereiro.

O coordenador da Defesa Civil, major Claudio Falcão, informou que a situação é preocupante e que as equipes estão em monitoramento.

“A situação é grave, de ontem para hoje nós tivemos o aumento de 56 centímetros, foram 46 centímetros em 10 horas, e 10 centímetros nas últimas três horas do domingo. É uma velocidade muito grande para pouco tempo, ainda mais que o rio está muito cheio. Acredito que da forma que está, pós meio-dia, a gente começa com a remoção de famílias”, disse.

Falcão disse choveu em todos os 14 dias de fevereiro e a previsão é que o nível do rio continue subindo porque as chuvas têm ocorrido em toda cabeceira.

“Nós temos aumento de nível na bacia quase toda, tem chovido muito na Bolívia, no Peru e tudo isso impacta diretamente aqui e a previsão é que aumente mais e que atinja mais bairros e famílias. Infelizmente, a previsão é desse jeito aqui”, acrescentou.

Casas desmoronam e famílias são retiradas

Três famílias tiveram que ser levadas para um abrigo da prefeitura, após perderem as casas, devido aos efeitos da enxurrada que fez o igarapé São Francisco transbordar, no final da semana passada.

“São três famílias do bairro Tropical, que moram às margens do São Francisco. Caiu, desmoronou durante a madrugada. Estamos movimentado estas três famílias para a escola Georgete Kalume”, informou Falcão.

Por Alcinete Gadelha, G1 AC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui