26 abril 2024

Aluna surda tenta tirar dúvida pelo WhatsApp e professor responde por áudio

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Uma aluna de Londrina (PR) com deficiência auditiva enviou uma mensagem ao seu professor de física pelo WhatsApp para dizer que está com dificuldade em entender a matéria e pedir ajuda em um exercício. Mesmo avisando que é surda, o professor enviou a resposta por áudio. A conversa viralizou nas redes sociais.

A mensagem diz: “Boa tarde, professor, sou estudante (…) D. Tentei entrar em contato com você no dia 5 de abril via classroom e não obtive respostas desde então. Tenho alguns exercícios de eletrostática pendente e não estou conseguindo entender a matéria. Não sei se já chegaram a mencionar para o senhor, mas eu sou surda, tenho perda auditiva de respectivamente 50% num ouvido e 90% no outro. Poderia me explicar como eu posso fazer o exercício?”

Em seguida, a estudante, que está no terceiro ano do ensino médio, avisou que não entendia os áudios. “Até agora o professor foi vago e não garantiu que ia me ajudar. Ele disse que ia ver o que podia fazer”, relata. A escola estadual onde estuda está fornecendo aulas pela televisão, Google Classroom ou pelo YouTube, além do aplicativo Aula Paraná. Mas sem legendas, ela acaba não conseguindo participar. 

Essa não foi a primeira vez que encontrou dificuldades durante o ensino on-line. Em 2020, uma professora de filosofia passou um trabalho audio-visual, também sem legendas, e não respondeu às duvidas da aluna. A jovem não conseguiu ter acesso ao material e perdeu pontos. 

nsctotal

Veja Mais