26 abril 2024

Espada ninja: vídeo mostra arma utilizada em ataque a creche em Santa Catarina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A arma utilizada no ataque a escola infantil Pró-Infância Aquarela, em Saudades, no Oeste catarinense, na manhã desta terça-feira (4), foi uma Katana, tradicional espada japonesa usada pelos samurais, popularmente conhecida como “espada ninja”. A informação foi confirmada pela Polícia Civil.

A arma foi recolhida no local do crime e encaminhada à perícia. Com ela, um jovem de 18 anos matou cinco pessoas. Entre as vítimas fatais estão três crianças, todas bebês com até dois anos, a professora Keli Adriane Anieceviski, de 30 anos, e a agente educativa, Mirla Renner, de 20 anos. Uma quarta criança também foi atingida, mas sobreviveu.

A identidade das crianças, duas meninas e um menino, não foi confirmada até o momento. Segundo a assessoria de imprensa do IGP (Instituto Geral de Perícias), por serem crianças as identidades serão confirmadas somente em coletiva de imprensa dos órgãos de segurança, agendada para a tarde desta terça-feira.

ASSISTA O VÍDEO:

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, duas crianças e uma professora morreram na hora. A terceira criança foi levada ao hospital, porém também não resistiu. A quinta vítima, uma jovem que trabalhava na escola morreu no hospital, em Chapecó.

“Ele foi contido dentro da escola e, naquele momento, tentou tirar a própria vida. Os eletrônicos do suspeito passaram pela perícia para buscar a motivação desse crime. Ele não tinha ligação com as vítimas e também não tem histórico policial”, explica o delegado.

O suspeito foi transferido com escolta para Chapecó e está em estado grave.

Professora salva aluno

A agente educativa Aline Biazebetti, de 27 anos, foi uma das pessoas que ajudou a socorrer as vítimas do atentado. “Consegui pegar uma criança no colo e levei de carro até o hospital. A princípio, pelo que informaram, sobreviveu. O menino tinha um corte na boca, perto do nariz e um no pescoço. Estava consciente e me olhava, mas estava pálido, por isso resolvi levar logo ao hospital”, contou.

Luto de três dias

O prefeito de Saudades, Maciel Schneider, decretou luto oficial de 3 dias no município. “É uma notícia muito difícil e inesperada para qualquer gestor público, principalmente em início de mandato. O sentimento é de revolta e, ao mesmo tempo, de muita tristeza. Uma coisa que nenhum pai merece passar. É desesperador, a ficha ainda não caiu”, desabafou o prefeito.

 

Veja Mais