Foto de Lula em jatinho circula como se fosse de 2021 em Brasília, mas foi feita em 2017 em Curitiba

0
141

Uma foto do ex-presidente Lula saindo de um jatinho foi compartilhada mais de 10,5 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 3 de maio como se fosse um registro de sua chegada a Brasília em 2021. Mas a imagem é antiga. Na verdade, a foto foi feita por um fotógrafo da AFP em maio de 2017 em Curitiba.

“Lula chega de jatinho fretado a Brasília e foge da imprensa”, diz o trecho de uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2, 3).

Uma alegação semelhante também circulou em um site.

Captura de tela feita em 12 de maio de 2021 de uma publicação no Twitter
A afirmação começou a circular depois que o ex-presidente desembarcou no último 3 de maio em Brasília para se reunir por quatro dias com lideranças partidárias, em sua primeira viagem política depois que o plenário do Supremo Tribunal Federal confirmou a anulação de suas condenações no âmbito da Operação Lava Jato.

No entanto, o registro amplamente compartilhado nas redes como se fosse atual não foi feito na recente viagem de Lula à capital. Na verdade, a foto em que o político do Partido dos Trabalhadores (PT) é visto de terno escuro saindo de um jatinho foi feita pelo fotógrafo Heuler Andrey para a AFP, no dia 10 de maio de 2017 no aeroporto Afonso Pena, na cidade de Curitiba.

O ex-presidente do Luiz Inácio Lula da Silva chega ao aeroporto Afonso Pena em Curitiba, para uma audiência com o juiz Sergio Moro, em 10 de maio de 2017 (Heuler Andrey / AFP)
A foto da AFP também pode ser vista em notícias daquele dia em diferentes jornais (1, 2, 3).

Na ocasião, Lula foi a Curitiba para prestar depoimento ao juiz Sergio Moro nas investigações da Lava Jato. O jatinho usado pelo ex-presidente pertencia, de acordo com as notícias da época, ao empresário nas áreas de educação e saúde Walfrido Mares Guia, ministro de Turismo de 2003 a 2006 e de Relações Institucionais em 2006 e 2007.

Uma busca no Google por imagens da chegada do ex-presidente a Brasília em 3 de maio de 2021 não levou a registros atuais.

Nesse primeiro semestre de 2021, o AFP Checamos verificou outras postagens nas redes sociais envolvendo o ex-presidente Lula (1, 2, 3, 4).

Esse conteúdo também foi checado pela Agência Lupa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui