19 abril 2024

Após pressão externa, XP cancela divulgação de pesquisa Ipespe que dá vantagem a Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A XP Investimentos cancelou a divulgação da pesquisa do Instituto Ipespe da primeira semana de junho sobre intenção de voto para as eleições de outubro após forte reação de bolsonaristas. A informação é da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

A pesquisa vinha sendo divulgada semanalmente e, na última rodada, mostrou que no primeiro turno das eleições Lula tem 45% dos votos, contra 34% de Jair Bolsonaro no cenário estimulado.

A pesquisa que seria divulgada nesta sexta-feira (10/6) foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sábado (4/6), sob o número BR-06295/2022. Nesta quarta (8/6), no entanto, ela foi retirada do site por determinação da própria XP.

Segundo a colunista, a XP estava sofrendo pressão em função da crescente vantagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, ganhava nas pesquisas semanais. O estopim teria acontecido na última rodada de maio, quando o instituto mostrou que 35% dos eleitores consideram que a honestidade é um atributo de Lula, contra 30% que dizem o mesmo sobre Bolsonaro.

Veja Mais