7 maio 2024

No aniversário de 60 anos do Acre, entenda um pouco de sua história

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Que o Acre é o único estado a travar uma guerra para se tornar parte do Brasil isso não é novidade. Mas, que antes de ser considerado estado ele foi um território federal e chegou a ter primeiro três e depois quatro capitais.

Nesta quarta-feira (15), dia em que se comemora os 60 anos de emancipação política à categoria de estado, o g1 traz essa parte da história, contada pelo historiador Marcos Vinícius Neves.

Com o final da Revolução Acreana, foi uma surpresa geral a criação do território federal do Acre. É que todos acreditavam que o Acre ia virar um estado ou, na pior das hipóteses, que seria anexado ao Amazonas.

Mas, o governo federal, interessado nos ricos impostos da borracha do Acre que rendiam uma fortuna todos os anos, decidiu criar um novo sistema político. Na época, teve até quem argumentou que o tal sistema era inconstitucional. Mesmo assim, o Acre se tornou um território federal, governado a partir da presidência da República, que ficava no Rio de Janeiro.

“Tão estranho era esse sistema e tão novo, que eles não sabiam sequer como organizar o Acre, o território federal. Decidiram, então, criar um sistema misto do sistema argentino, com sistema boliviano e sistema norte-americano de territórios e dividiram o Acre em três departamentos, autônomos entre si”, contou o historiador.

Em 1904, junto com a criação do território federal do Acre, foram criados os departamentos: Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá. Cada um desses departamentos era governado por um prefeito departamental, nomeado pela presidência da República.

E também, cada departamento tinha uma capital. No caso do Vale do Acre havia duas cidades para escolher, que era Xapuri e Rio Branco, que na época era chamada de Volta da Empreza, e escolheram Rio Branco.

Já no caso do Purus, não havia nenhuma cidade ou povoado que pudesse servir como capital e, por isso, foi criada, em setembro 1904, a cidade de Sena Madureira. A mesma coisa aconteceu no Juruá, onde foi criada a cidade de Cruzeiro do Sul, também em setembro de 1904.

Veja Mais