Dr. Jenilson Leite diz que no Senado vai lutar pelo Hospital Universitário da Ufac

0
32

Previsto no Planejamento Estratégico 2014-2023, o Hospital Universitário da Ufac que constava no Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) 2016-2019 é um sonho da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre, mas nunca saiu do papel.

Como médico, o candidato a senador da República, Dr. Jenilson Leite (PSB), sabe a importância para do projeto tanto para apoio às ações de ensino, pesquisa e extensão, mas também para ajudar a atender a demanda da saúde pública do Acre, promovendo um significativo impacto social e econômico.

Em entrevista ao jornalista Sorriso, da Rádio Avalanche, em Sena Madureira, o candidato afirmou que chegando ao Senado, vai lutar para levar este plano da reitoria e dos acadêmicos à frente. Dr. Jenilson inclusive já solicitou uma conversa com a reitora Guida Aquino para discutir a situação do projeto.

“A Universidade Federal do Acre tem o sonho de construir o Hospital Universitário, que possibilitaria uma ampliação da capacidade de diagnóstico enorme aqui no nosso estado. E esse é um assunto que eu estou discutindo e vou fazer uma visita à reitora para conversar com ela e saber o que de concreto esse hospital já tem, porque entendo que esse é um instrumento que vai aumentar nossa capacidade de dialogar com essas demandas reprimidas que temos no nosso estado”, afirmou o candidato ao Senado.

O Hospital Universitário da Ufac está projetado para ofertar 280 leitos comuns e 40 em unidades de terapia intensiva, serão 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. Quando finalizado, a capacidade será de 245 mil consultas ambulatoriais por ano e nove mil cirurgias anuais. O espaço trabalhará atendimentos em regime ambulatorial; de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão e execução administrativa e apoio logístico. Urgência e emergência não serão contempladas. O investimento total para construir e equipar o espaço é de R$252 milhões. A primeira etapa, que se refere à entrega do projeto de engenharia e arquitetura, está prevista para o início do segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui