23 abril 2024

Ipec: 79% dizem estar decididos sobre o voto para presidente

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dados da pesquisa Ipec, encomendada pela Globo, divulgados nesta terça-feira (30) mostram que 79% dos eleitores estão decididos sobre o voto para presidente em 2022.

A pesquisa mostra o ex-presidente Lula (PT) com 44% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32% na eleição para a Presidência da República em 2022.

Os eleitores dos dois candidatos continuam sendo os mais convictos do voto, segundo o levantamento.

Entre os que declaram voto em Bolsonaro, 84% dizem que a decisão é definitiva, uma variação para cima de dois pontos percentuais. Entre os que afirmam votar em Lula, 83% dizem que não vão mudar até a eleição, uma oscilação de um ponto para cima. As variações de ambos estão dentro da margem de erro.

No caso de Ciro Gomes (PDT), 48% dos eleitores dizem que não vão trocar de candidato – um aumento significativo de 12 pontos percentuais em relação à última pesquisa. Os 52% restantes afirmam que podem votar em outro concorrente.

Em relação aos candidatos restantes, 52% dizem que o voto é definitivo – o dobro da pesquisa anterior. Outros 48% afirmam que podem mudar.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01979/2022.

Veja Mais