20 abril 2024

‘Ninguém vai sentir a falta dele aqui’, diz Chico Alencar sobre cassação de Gabriel Monteiro

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ex-vereador e youtuber Gabriel Monteiro (PL) ainda nem esvaziou o gabinete 805 no anexo da Câmara Municipal do Rio, mas os efeitos do encerramento do seu mandato já são sentidos na Casa, de acordo com a avaliação do vereador Chico Alencar (PSOL), relator do processo de cassação.

— Sinto que há uma sensação de alívio aqui na Câmara. Ninguém vai sentir a falta dele aqui, tinha uma postura arrogante.

O parlamentar também relembrou o primeiro e último encontro com Gabriel no corredor que dá acesso aos gabinetes de ambos, no oitavo andar do anexo da Câmara.

— Apesar de nossos gabinetes serem vizinhos a primeira vez que nos encontramos no corredor foi ontem. Bati no peito dele e disse: Gabriel, o parlamento é o espaço de convivência dos antagônicos. Ele respondeu apenas: relax.

A votação folgada — 48 votos a favor da cassação, dois contra e uma ausência — surpreendeu o parlamentar do PSOL.

— Estávamos preocupados se iríamos ou não conseguir os 34 votos. O resultado que acabou acontecendo não estava nos nossos cálculos, achávamos que haveria muitas ausências, mas a Câmara deu uma resposta expressiva, necessária — analisou.

Chico Alencar também ressaltou ainda o que teriam sido erros na estratégia da defesa em sua opinião.

— A defesa escolheu uma tática equivocada ao centrar fogo na figura do relator pelo fato de eu ser um parlamentar de esquerda. Desde o princípio ressaltei a pluralidade da construção deste relatório que foi aprovado por unanimidade no conselho de ética. Depois ele procurou intimidar e ameaçar os colegas com insinuações, algo completamente fora de propósito — completou.

Veja Mais