19 abril 2024

Polícia Militar do Acre promove 4° oficial mulher a se tornar coronel no Estado

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A tenente coronel Marilena Moreira da Costa foi promovida a cargo de coronel da Polícia Militar do Acre, nesta segunda-feira, 22. Ela é a quarta mulher a alcançar o título no Estado.

A coronel Marilena é vice-presidente da Associação dos Oficiais, e ingressou na PM em 2005, por meio do Curso de Formação de Oficiais.

Ao longo de sua profissão, prestou serviço no 3º Batalhão, na Baixada da Sobral, no Comando do Batalhão de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa, no CPO I, e também foi a primeira controladora interna da Policia Militar.

Em 2019 foi atuar junto ao Gabinete Militar, atualmente denominada como Casa Militar.

“Quando resolvi fazer concurso para oficial da PM, mesmo já sendo professora concursada, vislumbrava, sim, uma carreira promissora, embora não passasse em minha mente que eu poderia alcançar o último posto. Primeiro, porque já tinha quase 10 anos de serviço no Estado, então, atingiria o tempo para aposentadoria mais cedo. Segundo porque o acesso ao posto de coronel é muito restrito e bastante disputado”, contou a oficial.

Milena passou acreditar que ser coronel era possível quando alcançou o título de major. “Ao me tornar oficial superior, com o posto de major e, já tendo assumido funções de comando e chefia que exigiam bastante responsabilidade, considerando também o cenário que se formou a meu favor com a aprovação do Sistema de Proteção Social em dezembro de 2021, passei a acreditar que seria possível”, disse.

A coronel Milena também se orgulha ser mais uma mulher a ocupar o cargo no Acre.

“Outra motivação muito importante foi a possibilidade de uma mulher voltar a assumir o posto de coronel da PMAC, após 7 anos, desde a terceira mulher, coronel Aniceta, a atingir esse posto”, enfatizou.

A solenidade foi realizada

No dia 21 de agosto, segunda-feira, ocorreu a promoção de oficiais da Polícia Militar. E por ocasião, a Ten Cel Marilena Moreira da Costa foi promovida a Coronel, sendo a 4º mulher Coronel da Polícia Militar do estado do Acre.

Os decretos de promoção da coronel e outros oficiais foi publicado no diário Oficial do Acre, mas a solenidade oficial será realizada dia 30 de agosto.

Veja Mais