17 abril 2024

Fundhacre na Comunidade chega a 6ª edição com mais de mil atendimentos na Vila do V

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) realizou neste sábado, 22, na Unidade de Saúde da Família Ilda Barbosa de Souza, localizada na Vila do V, no município de Porto Acre, a 6ª Edição do Fundhacre na Comunidade.

O presidente da Fundação, João Paulo Silva, destaca que o intuito é aproximar a unidade de todos os municípios e levar o direito à saúde ao cidadão.

“É a Fundhacre estando próximo da população”, disse o presidente João Paulo Silva. Foto: Gleison Luz

“Esse é um pedido do nosso governador Gladson Cameli, para que possamos descentralizar as ações e levar junto aos municípios. São várias especialidades, mas o inovador é que estamos trazendo o serviço de regulação de consultas e cirurgias. É a Fundhacre estando próximo da população”, disse o presidente.

Ação já contemplou cinco municípios do Estado. Foto: Gleison Luz

A ação contou com 60 atendimentos em ortopedia, 28 em pediatria, 12 em geriatria, 57 em oftalmologia, 238 no balcão de informações de regulação, exames, e consultas e teve 36 eletrocardiogramas realizados.

Atendimentos na especialidade de geriatria. Foto: Gleison Luz

“Hoje estamos aqui recebendo a equipe da Fundhacre, agradeço ao governador por toda parceria, que através de seus gestores traz atendimentos em saúde a essa comunidade tão carente. Quem ganha é o nosso povo”, afirmou o prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno.

“Agradeço ao governador por toda parceria, quem ganha é o nosso povo”, afirmou o prefeito de Porto Acre Bené Damasceno. Foto: Gleison Luz

A ação contou com a parceria da Associação Brasileira de Odontologia do Acre (ABO/AC), dos acadêmicos da Universidade Estácio de Sá, da Prefeitura de Porto Acre e da Secretaria Municipal de Saúde.

Ação contou com a parceria da Associação Brasileira de Odontologia do Acre (ABO/AC). Foto: Gleison Luz

A população local também contou com atendimentos na especialidade de odontologia, totalizando 54, sendo estes na escovação orientada, aplicação tópica de flúor e distribuição de kits de Saúde bucal. Já no atendimento clínico, foram restaurações e extrações, somando 31 procedimentos.

População local também contou com atendimentos na especialidade de odontologia. Foto: Gleison Luz

“Essa ação é gratificante e vem atendendo nossa comunidade com muito compromisso. É a Fundhacre vindo até as pessoas, e ajudando e diminuir a demanda reprimida” enfatizou a secretária municipal de Saúde, Edna Cuiabano.

O Fundhacre na Comunidade contribui na diminuição das filas de esperas para atendimentos nos municípios. Foto: Gleison Luz

Na oportunidade, o município também ofereceu na ação vacinas de rotina e covid-19, testes rápidos e o exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU).

“É muito bom poder ter eles aqui, que ajuda a gente”, disse a mãe, Maria Valdene. Foto: Gleison Luz

Maria Valdene Souza, moradora da Vila do V há 7 anos, levou a filha Rafaela Araújo de 7 meses, para um consulta em pediatria.

“É a primeira vez que levo minha filha em um atendimento de pediatria, antes não conseguia levar para fazer a consulta por dificuldade de transporte, é muito bom poder ter esse atendimento aqui”, disse a mãe.

“Estou muito feliz, porque eu achava que não ia nem conseguir ser atendida hoje, e já sou a próxima da fila, o sentimento de gratidão”, afirmou a paciente Teresinha Souza. Foto: Gleison Luz

Francisca Teresinha da Silva Souza, aposentada, é moradora da Vila do V há quase 30 anos, a paciente relata que é muito difícil esses atendimentos na localidade.

“É a primeira vez que passo por uma consulta de ortopedia, porque não tem no posto, achei uma iniciativa muito boa. É difícil para gente ir atrás em outro lugar, estou muito feliz, porque eu achava que não ia nem conseguir ser atendida hoje, e já sou a próxima da fila, o sentimento de gratidão”, afirmou.

Com a 6ª Edição, o Fundhacre na Comunidade contabiliza mais de 1.239 atendimentos por meio da ação em saúde.

Veja Mais