16 abril 2024

Bebê que nasceu com vísceras expostas no Acre é salvo pelo SAMU e Ciopaer

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na última quinta-feira (3), uma operação aeromédica bem-sucedida, foi realizada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), onde um recém-nascido internado no Hospital Regional de Brasiléia precisava ser transferido com urgência para a maternidade de Rio Branco, e conseguiu a transferência através do desempenho das equipes empenhadas na operação.

 

“A criança tinha apenas duas horas de vida. Nasceu com má formação na parede abdominal, com vísceras expostas, e precisava de um atendimento mais especializado. Fizemos a transferência aeromédica, método mais eficaz que temos de deslocamento de urgência entre municípios, para que pudesse passar por cirurgia na maternidade”, concluiu Guilherme Nakamura, médico Plantonista do SAMU.

Salvar vidas, é o diferencial e principal objetivo desse tipo de transporte, uma vez que o tempo é crucial no desempenho da operação, e a parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE, e o Centro Integrado em Operações Aéreas – CIOPAER, tem conseguido bons resultados desde que a pareceria foi retomada em 2019.

“Temos um estado com muitas áreas de difícil acesso, áreas distantes e de zona rural, onde as ambulâncias não alcançam, sendo essencial a parceria com o CIOPAER. Neste caso em específico, o tempo de voo foi de 45 minutos, e tudo saiu conforme planejado”, concluiu Roger Santos, copiloto do CIOPAER.

 

Veja Mais