26 abril 2024

Com vírus da Covid, Influenza e VSR em circulação no AC, Saúde faz alerta e reforça importância da vacinação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com o aumento de casos de Covid-19 e infecções pela Influenza e o vírus VSR, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre(Sesacre) faz um alerta à população que se vacine e reforce os cuidados com relação às medidas sanitárias.

O coordenação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Edvan Meneses, explicou que há a confirmação dessa tria viral em circulação no Acre e que os três vírus causam infecções respiratórias ou as Síndromes Respiratórias Agudas Graves. Ele afirmou ainda que todas causam a Síndrome Gripal e em algumas pessoas as doenças podem evoluir para um quadro mais grave.

“A preocupação é que existe a possibilidade de que algumas pessoas adquiram os três vírus ou dois vírus ao mesmo tempo. Porque eles estão em circulação e é por isso que enfatizamos a importância das medidas sanitárias e a importância do uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração”, alertou.

Ele disse ainda que é importante que as pessoas busquem a imunização. Há vacinas contra a influenza e a covid-19, mas ainda não existe imunizante para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Meneses reforçou ainda que as estratégias para evitar a propagação da Covid são as mesmas dos demais vírus, uso de máscaras e o distanciamento social.

“Temos agora a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes hospitalares e a vacinação. Temos a vacina para dois dos três vírus, temos a vacina contra a Covid e contra a influenza. Precisamos que as pessoas se vacinem para que adquiram imunidade a partir da vacinação para que os sintomas dessas doenças diminuam e que as pessoas não evoluam para casos graves das doenças”, complementou.

Covid no Acre
O Acre voltou a registrar aumento nos casos de Covid-19. O estado havia apresentado uma queda significativa no número de casos positivos e de mortes pela doença nos últimos meses.

Os boletins Covid voltaram a ser publicados diariamente desde à última quinta (17). Acre registrou 171 novos casos de Covid-19 nesta quarta (23), de acordo com o boletim divulgado pela Sesacre. Ao todo, há 153.137 infectados pela doença desde o início da pandemia. Já o número de mortos permanece em 2.029 e não houve novos registros.

Após o aumento no número de casos de Covid no estado e o avanço da nova variante Ômicron (BQ.1) no país, a Sesacre voltou a recomendar que a população use máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração. A orientação foi divulgada nesta segunda (21), durante entrevista coletiva com representantes da pasta.

Veja Mais