Mais de 145 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Acre

0
30

Das 841.771 pessoas aptas a tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Acre, 145.152 ainda não tomaram o imunizante. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), que tem reforçado a campanha de vacinação após o estado acreano voltar a registrar casos da doença. Esse público varia de 3 a mais de 60 anos de idade.

O boletim simplificado emitido pela coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostra que a primeira dose da vacina não atingiu nem 90% do público-alvo. Ao todo, 696.619 tomaram a primeira dose da vacina.

O boletim simplificado emitido pela coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) mostra que a primeira dose da vacina não atingiu nem 90% do público-alvo. Ao todo, 696.619 tomaram a primeira dose da vacina.

Confira abaixo:

Tabela mostra adesão da vacinação contra Covid no estado  — Foto: Reprodução

Tabela mostra adesão da vacinação contra Covid no estado — Foto: Reprodução

O documento avalia ainda os grupos de faixas etárias mais resistentes à vacinação. “Com relação a 1ª dose, a 1ª dose houve grande aceitação por parte dos grupos de 60 anos ou mais e 18 a 59 anos, porém, nos reforços a adesão sofre queda brusca, comprometendo a segurança da população idosa e com comorbidades, ao mesmo tempo que favorece a circulação viral no período de inverno amazônico no estado do Acre.”

A Sesacre destaca ainda que há gravidade quando se percebe a baixa adesão entre os adolescentes e crianças à vacinação.

Inclusive, para reforçar o combate à doença, no dia 20 de novembro o estado deve começar a imunização de bebê de 6 meses até 2 anos de idade que tenham comorbidade. O Ministério da Saúde enviou 3,3 mil doses da Pfizer pediátrica para os 22 municípios do estado.

Vacinação no Acre
A campanha de vacinação no Acre começou no dia 19 de janeiro de 2021. Os perfis dos primeiros vacinados que foram escolhidos foram de pessoas que prestaram um serviço importante no estado e representam todos os profissionais de saúde. Foram escolhidos; uma técnica de enfermagem, duas enfermeiras, sendo uma indígena. Além delas, um idoso morador do Lar Vicentinos também foi vacinado.

Desde o início da campanha, foram administradas 1.657.271 doses da vacina contra Covid19, destas 696.619 foram de 1ª dose; 584.312 de 2ª dose; 19.045 dose adicional, 281.142 de 1º reforço, 76.153 de 2º reforço, segundo a Saúde.

Cenário da Covid no Acre
Nos últimos meses, o Acre havia registrado uma queda significativa dos casos da doença e também mortes pela Covid-19. No balanço de outubro, feito mensalmente pelo g1 de acordo com os boletins da Sesacre, foram 33 casos novos da doença e nenhuma morte. Bem mais abaixo do que os registros de setembro, quando o estado contabilizou 674 casos novos de Covid e duas mortes pela doença.

Porém, as autoridades já veem esse cenário de queda mudar. Dados do último boletim, divulgados nessa sexta-feira (11), contabilizam que no período de 4 a 11 de novembro foram registrados 50 novos casos de Covid-19 no estado. A Sesacre reforça que a forma mais eficaz para evitar que a nova variante se alastre no estado é a imunização.

Em 14 de outubro, o governo do Acre publicou um decreto que revoga a criação Pacto Acre Sem Covid, que determinava as regras e funcionamento do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. As atribuições relacionadas à pandemia da doença covid-19 passaram a ser integralmente reassumidas pela Seacre e demais órgãos federais e municipais de saúde.

Então, desde outubro, também houve mudança na divulgação dos boletins diários. Desde a metade de outubro, os balanços são feitos semanalmente e não mais diariamente, sendo publicados no site oficial do governo todas as sextas-feiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui