28 março 2024

Mais de 22 mil inscritos devem fazer provas do Enem 2022 neste domingo (13); portões abrem às 10h no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Neste domingo (13) são aplicadas as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). No Acre, 22.181 mil inscritos devem fazer o exame. Os portões abrem às 10h, horário do estado, e fecham às 11h. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (20).

As provas começam a ser aplicadas às 11h30. O candidato tem até às 17h para responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e suas tecnologias e escrever a redação neste primeiro dia.

O candidato poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

O g1 fez um balanço do perfil dos candidatos. A maioria é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta, e já concluiu o ensino médio.

Do total de inscritos, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, 14.140 são de Rio Branco.

O número de inscrições confirmadas em todo estado representa um aumento de 9% em comparação com 2021, quando 20.336 pessoas estiveram aptas a fazer o exame no Acre.

Do mais de 22 mil inscritos este ano, 21.396 optaram por fazer a prova na versão impressa e 785 na digital. Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias.

Transporte em Rio Branco
A frota de ônibus em Rio Branco vai ser reforçada nos dois domingos em que ocorrem as provas do Enem. Ao todo, vão ser 101 ônibus circulando na capital acreana para o transporte dos candidatos, um reforço de 32 carros.

Aos domingos a frota de ônibus na capital funciona com 69 ônibus. Mas, para atender à demanda dos participantes do Enem, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) vai aumentar o número de coletivos nas ruas.

A RBTrans informou que, além dos carros circulando, outros quatro vão ficar à disposição, caso haja necessidade. Esses veículos devem se posicionar às 7h nos dois domingos em que ocorrem as provas do Enem, sendo dois veículos no Terminal Urbano, localizado no Centro, um no Terminal de Integração da Baixada e um no Terminal de Integração do Tucumã.

O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche;
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O que pode e o que não pode levar no dia da prova do Enem?

O que não pode no dia prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

Veja Mais