23 abril 2024

Maternidade de Cruzeiro do Sul está sem aparelho de mamografia há mais de 30 dias

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A aparelho de mamografia da maternidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, está quebrado desde meados do mês de outubro. Com isso, os atendimentos são suspensos na unidade de saúde. Segundo a gerência de assistência, o equipamento apresentou defeitos e a assistência foi acionada.

Contudo, quase dois meses depois, as mulheres que precisam fazer os exames estão sem assistência. “Assim que detectado [o problema] foi aberto um chamado, veio um técnico da empresa que faz a manutenção e detectou que teve um problema em uma peça do equipamento”, explicou a gerente de assistência da unidade de saúde, Maria Sulenir.

Ainda segundo a gerente, a peça foi trocada, mas o equipamento não funcionou. Uma equipe da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) providenciou o transporte do aparelho para a capital Rio Branco. “Acreditamos que na próxima semana, entre segunda [14] ou terça [15], esse aparelho já esteja na nossa unidade para continuar o serviço”, relatou.

Quando o aparelho está funcionando, dez mulheres são atendidas diariamente. O número de exames pode chegar a 200 por mês.

“Nossa maternidade aqui é referência para nossa regional, atende vários municípios, mas, acreditamos que não tem demanda reprimida dos exames porque tivemos o atendimento da Carreta do Amor que realizou muita mamografia na cidade, então, assim que o equipamento estiver funcionando vamos avisar à população”, avisou.

Veja Mais