20 abril 2024

PRF diz ter identificado casos de policiais suspeitos de ajudar golpistas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Diretores da PRF (Polícia Rodoviária Federal) disseram ter identificado em vídeos três casos em que agentes da corporação aparecem supostamente ajudando golpistas nos bloqueios das estradas.

Segundo o corregedor-geral da PRF, Wendel Benevides Matos, todas as ocorrências serão apuradas.

Por enquanto, os casos se concentram em:

  • São Paulo (policiais aparecem cortando uma cerca para bolsonaristas passarem);
  • Santa Catarina (duas ações que os diretores não especificaram).

“Nenhuma ordem foi dada para que servidores deixassem de cumprir seu papel, e eles responderão a procedimentos para explicar o que aconteceu”, disse Matos em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (1°), na sede da PRF em Brasília.

Segundo corregedor, serão abertos procedimentos internos para apurar qual foi a atuação dos policiais, e eles poderão responder a medidas administrativas. “Não vai haver nenhum tipo de omissão da PRF”, disse.

Os policiais identificados, no entanto, não foram afastados e seguem atuantes.

“Foram identificados, mas não foram afastadas. As chefias foram orientadas a identificar o que aconteceu e estão sendo orientados como proceder. Não há como afastar, precisamos do efetivo da força nesse momento”, disse o corregedor-geral Matos.

Imagens nas redes. Em um vídeo que circula pelas redes sociais, o PRF Ricardo Torres aparece dizendo que recebeu uma ordem (supostamente para desocupar a estrada) e pede aos caminhoneiros: “O que é que eu faço da vida? O que vocês me orientam para a gente interagir e encontrar a melhor solução, para que a gente consiga não sair com ninguém machucado, ninguém preso, ou que prejudique o meu trabalho”. O caso ocorreu em Blumenau, Santa Catarina.

O policial prossegue: “A manifestação vai continuar com vocês e nós, os dois servidores que estamos aqui, vamos monitorar e informar às nossas chefias que é a nossa missão. Mas, em nenhum momento… já assumi o compromisso aqui e reitero com todos vocês, nós chegaremos para atritar ou chegaremos para enfrentar os senhores, que são patrões nossos enquanto servidores públicos”. Nesse momento, ele é aplaudido.

Em outro vídeo, ao menos um policial é filmado ajudando golpistas a cortar uma cerca nas proximidades do aeroporto internacional de Guarulhos.

Pontos de interdição. Ainda durante a coletiva, a PRF informou que há 267 pontos de interdição ativos nas estradas federais de todo o país, com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), liderados por defensores de golpe que não aceitam o resultado das eleições, que deram vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

A corporação informou que o estado com mais interdições é Santa Catarina, seguido por Pará e Mato Grosso, e que a Polícia Federal, a Força Nacional e a Polícia Militar foram mobilizadas para ajudar a liberar as rodovias.

A PRF disse ainda que desde ontem, após decisão do STF, foram aplicadas 182 multas administrativas entre os golpistas.

Veja Mais