Ligue-se a nós

MANOEL URBANO

PRESENTE DE GREGO NO NATAL: PREFEITURA DE MANOEL URBANO DEMITE QUASE 50 FUNCIONÁRIOS EFETIVOS

Publicado

no

Da Redação do Yaco News

A cidade de Manoel Urbano não vive seus melhores momento. Publicado hoje no Diário Oficial do estado a demissão de quase cinquenta funcionários “efetivos” no município de Manoel Urbano. A notícia causou verdadeiro free som entre os munícipes. Não se fala outra coisa na pequena cidade.

Segundo o prefeito Tanízio Sá, todos os esforços foram feitos para que não houvesse tal atitude do executivo. “Cortei gastos, exonerei comissionados, fiz o que pude para me adequar a lei de responsabilidade fiscal, mas infelizmente não foi o suficiente. Tive que tomar essa medida, com base legal na lei, com muito pesar por saber que são pais de famílias, porém não tive outra alternativa” falou por telefone Tanízio.

O vereador Luiz (PSDB) nos contou que a cidade recebeu a notícia com muita revolta e indignação e já entrou em contato com dois advogados trabalhistas que deverão chegar ainda amanhã em Manoel Urbano para se reunir e discutir com os funcionários demitidos em busca de defesa legal para o caso. “Essa atitude do prefeito deixou a população indignada. São pais de famílias que estão nesse momento sem saber o que fazer. Gente que tem empréstimos em bancos e não sabem como vão pagar. Tem servidor com 33 anos de casa que agora está na rua da amargura por conta de uma medida impensada” nos disse o parlamentar.


Segundo o vereador,o prefeito tomou essa medida de forma precipitada, já que essa semana, a Câmara do Deputados aprovou nova lei de responsabilidade elevando de 54% para 60% os gastos com pessoal nas prefeituras e que deverá ser sancionada pelo presidente Michel Temer.

“A atitude do prefeito tomou forma negativa e levou parentes dos funcionários demitidos ao hospital com problemas diversos por conta da notícia” relatou uma funcionária por telefone a reportagem.

O fato é que querendo ou não, os servidores receberam o que é chamado na mitologia grega de “Presente de Grego”. Uma medida amarga diga-se de passagem horrível para qualquer gestor.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MANOEL URBANO

Em Manoel Urbano Colisão entre veículos deixa motociclista gravemente ferido

Publicado

no

Por

O Motociclista identificado por Raimundo Silva, mais conhecido como Raimundo do Fórum, ficou gravemente ferido ao bater sua moto na traseira de uma toyota bandeirante, na manhã deste domingo, 29, na cidade de Manoel Urbano, interior do Acre.

Segundo informações de testemunhas, ele trafegava em via pública quando, por um descuido, colidiu contra o veículo que estava estacionado na localidade.

Populares que presenciaram o acidente, acionaram imediatamente a ambulância que presta serviço no município e, após estabilizarem a vítima ainda no local, o encaminharam a unidade mista de saúde da cidade.

Com o impacto, Raimundo teve cortes no rosto, tórax e braço. Ao que tudo indica, não será necessário encaminhá-lo ao Pronto Socorro de Rio Branco, visto que apesar dos ferimentos ele não corre risco de morte.

Por Agazeta do Acre

Continuar Lendo

DESTAQUE

MPAC e outros órgãos elaboram plano para atendimento aos povos indígenas em Manoel Urbano

Publicado

no

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Manoel Urbano e do Núcleo e Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), promoveu, entre os dias 5 e 7 de outubro, uma oficina para elaboração do plano de ação para proteção dos direitos da população indígena daquele município.

Estiveram presentes o promotor de Justiça Daisson Gomes Teles, o prefeito de Manoel Urbano, Raimundo Toscano, além de representantes do Natera, das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cidadania e Assistência Social e ainda de órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), organizações da sociedade civil, além das forças de segurança do município.

A oficina foi um desdobramento de uma reunião ocorrida em julho, motivada pela denúncia de que a população indígena estava sendo desassistida ao buscar atendimentos de saúde, assistência social e educação na rede pública municipal, com os casos sendo encaminhados para a Funai e DSEI. Naquela ocasião, foi esclarecido que os atendimentos deveriam ser realizados também pelo Município, sendo proposta a elaboração de um plano de ação e fluxo de atendimento.

Na oficina, os participantes apresentaram as principais dificuldades encontradas, assim como as propostas de soluções conforme os serviços existentes no município, resultando, ao final, na elaboração de um plano de ação com diversos itens visando garantir o atendimento à população indígena.

“Estamos construindo um trabalho conjunto, onde serão ofertados diversos serviços à população indígena que estiver transitando pelo Município de Manoel Urbano, que antes era colocada à margem da legislação e dos serviços públicos essenciais, principalmente no que se refere à saúde, educação e assistência social”, destacou o promotor de Justiça Daisson Gomes.

Ainda como parte da programação, o Natera, DSEI, CIMI, Funai e Sesacre realizaram uma visita às margens do Rio Purus, no município de Manoel Urbano, com o objetivo de dialogar com indígenas que estavam presentes no local, para ouvi-los, destacando a importância do Ministério Público enquanto órgão garantidor dos seus direitos e parceiro da população indígena.

Continuar Lendo

DESTAQUE

Manoel Urbano: Festival de Praia e Purus Fest começam na próxima sexta-feira

Publicado

no

Por

A cidade de Manoel Urbano, no interior do Acre, estará em festa a partir da próxima sexta-feira (9). A Prefeitura promoverá o Festival de praia e o Purus Fest, eventos que contarão com várias atrações musicais. Haverá também o desfile para a escolha da Garota verão 2022 de Manoel Urbano.

Dentre as atrações estão: Djs, Bonde do kambas, Banda Zoukear, Trio Furacão e outros convidados.

A expectativa é de que a festividade conte com a presença de moradores não somente de Manoel Urbano como também de outras cidades Acreanas.

Como o próprio nome sugere, o festival de praia ocorrerá na praia do Purus que fica no perímetro urbano da cidade. Já o Purus Fest será realizado na Praça central do município.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

DIA 09 DE SETEMBRO // SEXTA-FEIRA

LOCAL: PALCO MUNICIPAL (noite)

20:00 horas – Início das atividades Musicais

DIA 10 DE SETEMBRO // SÁBADO

LOCAL: PRAIA (manhã/tarde)

10:00 horas – Abertura solene com oratória das autoridades locais

10:30 horas – Natação

11:00 – DJ Hellyabhyson/ DJ Sidnata/ DJ Geovane

11:00 horas – Torneio de Vôlei/Torneio de Futebol de Areia

13:00 horas – Evinha do Arrocha e Marcos Brandão

15:00 horas – Banda Zoukear

16:00 horas – Bonde do Kambas

LOCAL: PALCO MUNICIPAL (noite) – Shows

22:00 horas – Bonde do Kambas

23:00 horas – Renato Pinheiro

DIA 11 DE SETEMBRO // DOMINGO

LOCAL: PRAIA (manhã/tarde)

11:00 horas –DJ Hellyabhyson/ DJ Sidnata/ DJ Geovane

11:00 horas – Finais de Vôlei/Finais do Futebol de Areia

11:30 horas – Canoagem (trajetória da Ponte até a praia)

13:30 horas – Dean e Cleuton

14:00 horas – Desfile da escolha da Garota Verão Murbanense 2022

15:00 horas – Trio Furacão

LOCAL: PALCO MUNICIPAL (noite) Shows

23:00 horas – Dean e Banda

Continuar Lendo

Trending