18 Mar de 2019 do YacoNews
Por Leonildo Rosas

Os pacientes do Hospital Souza Araújo se manifestaram dias atrás contra o fechamento da Unidade que acolhe pessoas diagnosticadas com hanseníase, que por falta de repasses do Governo do Estado a ´previsão era de que iria fechar, e caso isso acontecesse eles iriam fechar a BR-364 como está ocorrendo nesse momento.
A Deputada Maria Antônia falou a respeito das informações que recebeu sobre a possível desativação da Casa de Acolhida Souza Araújo na ALEAC, que segundo informações, por falta de repasses do Governo do Estado o Hospital dos hansenianos estaria prestes a fechar as portas, o que seria algo muito ruim para o Estado do Acre e para esses pacientes, que muitos deles residem na localidade há 50 anos.
A casa é administrada pela Diocese de Rio Branco e mantida com repasses do Governo do Estado. Segundo o conteúdo de um vídeo de uma reunião realizada pelos pacientes há alguns dias atrás, há 8 meses o poder público estadual não repassa os recursos para manutenção e aquisição de medicamentos e materiais. Com isso, segundo os próprios pacientes, a Souza Araújo estaria prestes a fechar as portas. Os pacientes afirmaram que não possuem materiais básicos, como gaze e curativo, além da falta de remédios.
A Deputada Maria Antônia se mostrou extremamente preocupada com essa questão e se solidarizou com os pacientes da Casa Souza Araújo e também ao Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan) que adotou esta causa e luta por esses pacientes que na maioria das vezes sofrem um certo preconceito por conta da doença.
Diante desta situação a Deputada Estadual Maria Antônia solicitou outrora que o Governador Gladson Cameli juntamente com o Secretário de Saúde Alisson Bestene tomasse as devidas providências para evitar que essa situação acontecesse, pois são pessoas que realmente precisam do tratamento e do lugar para residir, mas o Governador Gladson não levou a sério essa situação e muito menos tentou resolve-la.
Neste instante, os internos da Colônia Souza Araújo estão sob o sol escaldante, com as suas cadeiras de roda, bloqueando a BR-364, protestam contra o descaso da administração estadual com os hansenianos acreanos.
Até 2010, antes de do ex-governador assumir, o repasse anual era de R$ 960 mil, mas ele subiu para R$ 2.640.000,00. A Souza Araújo volta a viver momentos semelhantes há 20 anos, quando o governo fechava os olhos para os excluídos socialmente.