18 junho 2024

Vanessa Matos fala da bravura de como venceu um câncer que lhe deu 3% de expectativa de vida

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Vanessa Mattos é uma estudante de nutrição e empresária bocacrense, radicada em Manaus. É casada com o Igor, é filha de Ednaldo Nascimento, o “Dina”, e sobrinha do saudoso Ecivaldo Nascimento, ex-vereador de Boca do Acre.

Vanessa travou uma luta monstruosa contra a Onco-hematologico em remissão de LMA (Leucemia Mieloide aguda), que é um tipo de câncer do sangue e da medula óssea em que há um excesso de glóbulos brancos imaturos. A LMA progride rapidamente, e as células mieloides interferem na produção normal de glóbulos brancos e vermelhos e de plaquetas.

Vanessa contou um pouco do que viveu na grande batalha de sua vida.

Mattos conta que a corrida contra o tempo foi seu maior desafio. “Resumindo, quando se escuta a frase LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA, PODEMOS FACILMENTE INVERTER PELA FRASE: INICIO UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO PARA LUTAR COM UM MONSTRO INVISÍVEL. E TENHO APENAS 3% CHANCES DE VENCER”, fez questão de falar em letras maiúsculas.

Em relação à sua família, foi sua maior companhia. “Minha família foi a arma mais poderosa aliada a fé. Pois, os dias em que sentia que estava indo embora me agarrava em dias felizes que vivi ao lado de cada um deles. Pensar em como eu os amo, transforma lágrimas em ar. Meu marido, meu irmão, minha mãe e minha sogra lutaram por mim DIARIAMENTE e hoje, mesmo que cada um em sua casa (pois já estou melhor), ainda lutam”, relatou.

Segundo Vanessa, teve coisas boas no período. “A coisa boa nesse período difícil, foi de forma magnífica o próprio câncer e todas suas dificuldades. Pois, eu ainda tenho a essência da Vanessa que veio das ruas e quintais da vizinhança de Boca do Acre. A Vanessa da varanda da casa dela. Mas sem dúvidas eu sou também a mulher forte que o câncer criou”, expressou.

Perguntada sobre o que faria novamente, Mattos não quer passar por isso novamente. “O câncer foi uma grande lição, mas eu não gostaria de passar por nada disso outra vez. Cada pequeno passo, é uma grande vitória”, falou.

Vanessa deixou um recado para todos neste momento difícil. “E, nos novos tempos de pandemia em que nos encontrava eu deixo a reflexão. Saia para trabalhar, mas tenha o seu momento de descanso em casa com os seus. Plante a semente do respeito para colher os frutos amanhã”, concluiu.

Por Abud Mamede

Veja Mais