24 abril 2024

Com ruas cobertas de ‘santinhos’ após votação, Rio Branco reforça equipes de limpeza

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Cerca de 200 trabalhadores da Secretaria de Cuidados com a Cidade estão nas ruas de Rio Branco, desde o início da manhã desta segunda-feira (3), para recolher o lixo eleitoral espalhado pelos bairros e Centro da capital acreana.

O lixo acumulado é resultado do derrame de santinhos de campanha eleitoral durante o primeiro turno que ocorreu nesse domingo (2), principalmente em locais próximos às seções eleitorais.

A legislação eleitoral permite que até a véspera da eleição os candidatos distribuam material de campanha. Contudo, a distribuição de qualquer tipo de propagando eleitoral, no dia da eleição, é ilegal.

O secretário Joabe Lira disse que ainda não é possível fazer um balanço, já que a limpeza só deve terminar nesta terça-feira (4). Mas, estima que devem ser coletadas cerca de 7,5 toneladas de lixo.

“Nós colocamos uma equipe em cada regional para que a gente possa fazer essa limpeza, principalmente, nos locais com seção eleitoral que é onde tem maior sujeira. Eles começaram cedo, por volta das 6h, e a previsão é que termine só na terça [4], porque a cidade está muito suja”, disse o secretário.

Balanço das eleições
A Polícia Federal, junto com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), fez um balanço deste domingo de votação do 1º turno. Segundo os dados, 28 pessoas foram conduzidas à PF para esclarecer sobre crimes eleitorais. Deste total, quatro foram de candidatos a deputado estadual e um candidato a deputado federal.

Érico Barboza Alves, superintende da PF, avaliou a votação como “sob controle” e disse que não houve ocorrências graves.

“Havia um candidato na PF por compra de votos, preso em flagrante, mas o delegado deliberou pela não prisão, então ele vai responder em liberdade, mas vai responder inquérito policial. Deve ser proposto a transação penal. De modo geral, a eleição foi sob controle, tivemos pequenas ocorrências policiais, como embriaguez, boca de urna, espalhar santinhos, propaganda eleitoral. Duas pessoas permaneceram presas e 16 assinaram TCO [termo circunstanciado de ocorrência], que a pessoa assina e se compromete. 28 conduzidos, 4 são candidatos a deputados estaduais. Começou um pouco tumultuado com o derramamento de santinhos, mas foi acalmando”, disse.

Durante a operação “Voo da Madrugada”, deflagrada pela Polícia Federal na madrugada deste domingo, a Polícia Federal conduziu 13 pessoas à sede pelo derramamento de “santinhos”. Em Cruzeiro do Sul, como resultado das operações, três pessoas foram presas praticando condutas tipificadas como crimes eleitorais, tais como: “boca de urna”, transporte irregular de eleitores e corrupção eleitoral.

Outras ocorrências
O deputado estadual do PP, José Bestene, candidato à reeleição, foi conduzido à Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Segundo a advogada de defesa, Ângela Ferreira, um assessor dele postou na rede social do candidato e foi considerada boca de urna digital.

“O assessor do Bestene postou um stories na rede social dele. O que acontece, eles consideram como boca de urna digital. O Bestene tem 72 anos, ele não mexe com rede social, ele nem sabia. Ele nem tava no comitê, a polícia chamou, ele veio, fez todo o procedimento. Ele nunca foi preso, porque é deputado. Já fomos liberados e vamos sair e até já tiramos a publicação das redes sociais”, disse.

O candidato a deputado estadual no Acre Francineudo Costa (União Brasil) foi preso suspeito de cometer crime de compra de votos neste domingo (2). O candidato foi flagrado com cerca de R$ 2,3 mil que, possivelmente, seriam usados para compra de voto. Ele foi liberado após assinar um TCO e vai responder em liberdade.

 

Veja Mais