25 abril 2024

Acre volta a registrar onda de mortes violentas e ordens partem de dentro dos presídios, alerta secretário

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Acre volta a registrar onda de mortes violentas e ordens partem de dentro dos presídios, alerta secretário  — Foto: Arquivo/Instituto de Análise Forense do Acre

Acre volta a registrar onda de mortes violentas e ordens partem de dentro dos presídios, alerta secretário — Foto: Arquivo/Instituto de Análise Forense do Acre

A onda de mortes violentas se intensificou novamente no Acre nos últimos dias e tem mobilizado autoridades da Segurança Pública para tentar conter o avanço do crime organizado no estado, que tem avançado não só com relação às mortes violentas, mas também outros crimes, como sequestros e roubos. O secretário de Segurança e Justiça do Acre, coronel Paulo Cézar, confirmou que as ordens dos confrontos partem de presídios do estado e também do país vizinho, Bolívia.

O clima de tensão começou a se intensificar, no começo de novembro, na região do Alto Acre, onde em um fim de semana chegaram a ser registradas três mortes violentas. Já na última semana, foram ao menos nove mortes, tanto na capital como no interior do estado.

Sendo que na quinta-feira (24), a Baixada da Sobral registrou três homicídios em dias seguidos e, no mesmo dia, mais um homem foi morto em Senador Guiomard. O confronto então acendeu um alerta de que as facções estão novamente com conflito.

O secretário destacou que a Inteligência da Segurança identificou que há um movimento entre os chefes de facção.

“A Inteligência identificou que há um movimento envolvendo lideranças criminosas, crime organizado, principalmente narcotráfico. As ações já estão sendo deflagradas, não só ao que tange o policiamento ostensivo, mas áreas que foram identificadas como propícias a ocorrência de execuções, crimes violentos contra a vida, bem como na área investigativa, no sentido de se antecipar a essa práticas, isolando as lideranças criminosas que têm determinado essas práticas delituosas em nosso estado.”

Três pontos, segundo ele, foram reforçados: foi ampliada a identificação desses indivíduos e ampliado o contato com as agências nacionais de inteligência, enquanto que o número de policiais envolvidos nas investigações foi redobrado.

Possíveis falhas
O coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Alcino Junior, disse que podem estar ocorrendo algumas falhas nas ações da Segurança.

“O enfrentamento está ocorrendo entre facções que eram aliadas e que estão em processo de ruptura. Isso traz um alerta para nós, talvez a gente esteja trabalhando em uma política equivocada de combate e enfrentamento das facções criminosas. E ainda estamos tendo os sequestros relâmpagos que não foram tão divulgados”, destacou.

No começo de outubro, a Polícia Civil estava investigando dois sequestros e chegou a achar os cativeiros. O fazendeiro Ednei Braga, de 49 anos, foi uma das vítimas dessas ações criminosas e foi encontrado sem vida.

Para Alcino, é necessário mais investimentos na Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e outras especializadas no sentido de se antecipar às ações. Diferente do que diz o secretário, ele acredita que estão ocorrendo falhas na antecipação dos crimes.

Acredito que é um conglomerado e precisamos atuar em conjunto, todo o sistema de Segurança. Estamos, por exemplo, sem o delegado para a Draco, o que acaba diminuindo ações nessa área da inteligência e o reflexo é o que a gente está vendo nos últimos dias, 12 ações criminosas, entre homicídios e tentativa de homicídio”, destaca.

Colaborou Ágatha Lima, da Rede Amazônica Acre.

 

Veja Mais