20 abril 2024

Hemoacre promove Semana do Doador de Sangue em Rio Branco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre), promove nesta segunda-feira, 21, o lançamento da Semana do Doador de Sangue, na sede do hemocentro em Rio Branco.

A campanha tem como tema Eu Sou Artilheiro da Vida, em alusão à Copa do Mundo. Uma ampla programação será realizada até quarta-feira, 30, com foco especial no “dia D”, sexta-feira, 25, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Auridiane Freitas, enfermeira do Hemoacre. Foto: Luana Lima/Sesacre

De acordo com a enfermeira do Hemoacre, Auridiane Freitas, o período terá ampla programação, com serviços e ações de conscientização sobre a importância da doação. “Será uma semana diferente para os nossos doadores, reforçando sempre a importância de doar. Em todos os dias da semana serão oferecidos serviços, entretenimento e um lanche diferenciado para quem realizar a doação”, esclarece.

A doadora e estudante Adriane Freitas há um ano realiza doações de sangue e ressalta a importância do ato. “Doando sangue, posso salvar até quatro pessoas, além dos benefícios à minha saúde, que vão desde a redução de risco de doenças cardíacas até a prevenção de alguns tipos de câncer. Assim eu ajudo outras vidas e mantenho minha saúde em dia”, salienta.

A estudante Adriane Freitas é doadora de sangue. Foto: Luana Lima/Sesacre

A programação desta segunda-feira, incluiu, entrega de camisas, café da manhã e cortes de cabelo feminino. Na terça-feira, 22, os doadores terão acesso, pela manhã, a sessões de beleza. Na quarta-feira, 23, haverá pela manhã serviços de sobrancelhas e às 15 horas serão distribuídos brindes para doadores de plaquetas e um lanche, e também os doadores serão homenageados no auditório da Hemoacre.

Já na quinta, 24, em razão do jogo do Brasil, não haverá programação. E na sexta-feira, 25, Dia do Doador, haverá programação especial, com a banda da Polícia Militar do Acre, também o “momento do bolo”, com os doadores no Hemocentro, distribuição de brindes e camisetas e cortes de cabelos masculino. Ainda no sábado, 26, a programação segue normal, com distribuição de camisas e café da manhã. E no dia, 30, quarta-feira, às 15 horas, o Hemoacre por meio da sua página do Instagram, fará um sorteio de brindes.

Café da manhã é servido a doadores de sangue Foto: Luana Lima/Sesacre

Para encerrar a programação, no dia 3 de dezembro será realizada a Corrida do Doador de Sangue, a partir das 6 horas no Parque Ipê. As inscrições serão feitas de 21 de novembro a 2 de dezembro, no Hemoacre, gratuitamente para os 50 primeiros doadores de sangue. Para os demais, o valor da inscrição é R$ 40,00.

Como doar sangue?

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem entre 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Veja Mais