23 abril 2024

Tesouro viking de cerca de mil anos é encontrado na Suécia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Um tesouro de peças de prata com cerca de mil anos foi encontrado na cidade de Täby, na Suécia, em outubro. Há três tipos de peças:

Colares;
Anéis de braço;
Moedas
O tesouro foi encontrado em uma escavação arqueológica de um assentamento da era viking nos arredores de Estocolmo, uma área que foi habitada por centenas de anos.

Os arqueólogos encontraram vestígios de mais de 20 casas e edifícios —os mais antigos são aproximadamente do ano 400, e há outros que são da era viking (que vai do ano 800 ao ano 1.050, aproximadamente).

O tesouro estava enterrado sob os restos de um piso de madeira. As moedas estavam em uma bolsa de linho.

Maria Lingström, uma das arqueólogas do Museu Nacional de História da Suécia, disse que começou a remover um dos colares e percebeu que havia outros. Eram oito, no total. Segundo ela, estão extraordinariamente bem preservados para a idade (quase mil anos).

As moedas que foram encontradas eram usadas como joias. Os habitantes escolhiam alguns de seus objetos mais valiosos para serem enterrados com eles.

Na era viking havia muito comércio entre a região escandinava e o resto da Europa. Há moedas de origem europeia, de locais como a Inglaterra e a atual Alemanha.

No tesouro há até mesmo cinco moedas árabes.

Uma das moedas europeias é extremamente rara e foi cunhada em Rouen, na França.

Veja Mais