28 março 2024

Com mais de 300 desaparecimentos, MP lança campanha para ajudar famílias a encontrarem parentes sumidos no AC

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Elionai da Silva Souza é uma das 330 pessoas que sumiram no Acre em 2021 — Foto: Arquivo da família

A família do jovem Elionai da Silva Souza espera há quase dois anos por uma notícia que leve ao paradeiro dele. O rapaz sumiu em março de 2021 aos 18 anos após sair para fazer compras em Rio Branco. Desde então, os parentes sonham em reencontrá-lo ou apenas saber o que, de fato, aconteceu.

Para ajudar famílias como a do Elionai, o Ministério Público do Acre (MP-AC) lançou a Campanha “Saudade: essa dor pode acabar” para tentar dar uma resposta a quem teve que aprender a conviver com a dor da ausência.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 mostraram que, somente em 2021, 330 pessoas desapareceram no Acre. A nível nacional, o balanço revela uma média de 200 desaparecimentos por dia.

Elionai Souza foi uma dessas pessoas que sumiu em 2021 no estado acreano. “Não tivemos mais nenhuma notícia. Nada. A polícia tirou conclusão própria, não procurou mais e acham que ele fugiu, mas não acredito que fugiu. Foi muito estranho o que aconteceu. A única coisa que temos certeza é de que não foi facção que pegou ele. Minha tia, que é avó dele, todo dia fala nele, continua chorando e a esperança é de que um dia acontecesse um milagre e ele aparecesse”, relata Daniela Fernandes, prima do jovem.

Na tentativa de reduzir o sofrimento e não esperar mais pelo primo, Daniela diz que passou a acreditar que Elionai não está mais vivo, que, de alguma forma, morreu e foi enterrado sem os parentes saberem.

“Eu coloquei na cabeça que ele morreu, que está enterrado, para conseguir viver. Se a gente ficar pensando todo, pira a cabeça. Minha tia ainda tem esperança de encontrar ele. Ela ficou muito mal, chora, tem depressão e tudo que faz pensa nele. Hoje em dia a gente vive de achismo”, lamenta.
A família chegou a receber algumas ligações relatando o paradeiro do rapaz, mas, segundo Daniela, nenhuma pista levou o verdadeiro paradeiro do parente. Também foram distribuídos cartazes pelas ruas de Rio Branco com a foto do jovem.

A prima conta também que a família decidiu se desfazer de alguns pertences do jovem, como roupas, sapatos e livros. Contudo, o quarto que ele ocupava segue fechado na casa.

“Ele era muito na dele, não conversava muito com ninguém. É tão estranho, não levou nada dele, se tivesse fugido alguma coisa dele sumiu. A única coisa que não achamos dele foram os documentos, que acredito que estava na carteira dele”, pontua.

Campanha
A Campanha “Saudade: essa dor pode acabar” foi lançada nesta quarta-feira (25) pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) e é coordenada pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT). As equipes vão atuar a partir da busca de respostas dos familiares no MP-AC.

A pessoa precisa registrar um boletim de ocorrência em uma das delegacias do estado e depois acionar as equipes pelos telefones (68) 99219-1040 ou (68) 3212-2068 e também pelos e-mails: [email protected] e [email protected].

Não é preciso esperar 24 horas para relatar o sumiço de uma pessoa. Com a denúncia do desaparecimento, o NAT faz uma pesquisa nos bancos de dados a respeito da pessoa para tentar localizar e, quando surge alguma pista, uma equipe vai a campo e faz a busca efetiva da pessoa.

Campanha foi lançada pelo MP-AC essa semana para ajudar familiares de pessoas desaparecidas — Foto: Reprodução

Campanha foi lançada pelo MP-AC essa semana para ajudar familiares de pessoas desaparecidas — Foto: Reprodução

“O objetivo é jogar luz nessa questão do desaparecimento das pessoas, tentar resgatar a importância do desaparecimento que muitas vezes passa batido mesmo em nosso dia a dia e chamar a atenção das pessoas para caso tenham alguma informação que passem ao Ministério Público ou mesmo para polícia”, acrescenta a promotora de Justiça e coordenadora do NAT, Marcela Ozório.

A promotora explica que esse trabalho é possível porque, desde 2017, o MP-AC integra o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). A iniciativa foi criada a partir de um acordo entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), onde é desenvolvido o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID).

As informações da pessoa sumida são inseridas no Sinalid e, dessa forma, servidores de todos os Ministérios Públicos do país podem acessar e conferir com dados de pessoas localizadas em outros estados.

A promotora ressalta que o trabalho é feito em parceria também com as polícias locais. “Na verdade, é mais um braço na busca e localização dessas pessoas. O Ministério Público não está substituindo a polícia, o objetivo é somar esforços. Precisamos sempre que as pessoas façam o registro policial para que a gente possa ter os dados da ocorrência. Pedimos também que, se possível, façam contato com Ministério Público porque é uma informação a mais”, reforça.

 

Veja Mais