29 março 2024

Segurança Pública do Acre monta estratégias afim de garantir integridade de peruanos na fronteira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

Após a notícia do grande acesso de peruanos na pequena cidade de Assis Brasil, que faz fronteira com o País atrás de comprar combustível e alimentos, o governo do Acre através da Secretaria de Segurança Pública, iniciou tratativas para assegurar a segurança dos estrangeiros e brasileiros.

O motivo dar-se-á, a crise política do País desde novembro passado, fazendo com que regiões sofram com escarces de alimentos e combustível, devido bloqueios de estradas em vários pontos, principalmente na estrada transoceânica que tem início na cidade de Iñapari, na fronteira com Assis Brasil, no Acre.

Preocupados com o volume de peruanos no posto de gasolina, a Segurança Pública se viu preocupado com a integridade física, além da questão humanitária, além da ordem e segurança de todos. Veja nota abaixo.

NOTA PÚBLICA

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), acompanha de perto a situação da população peruana em busca de combustível no Brasil, diante da crise política que vive o país.

Diante disso, já manteve reunião com todas as instituições públicas estaduais e federais na região para traçar medidas que assegurem a segurança dos moradores de Assis Brasil e da cidade peruana de Iñapary, esta última afetada diretamente pelo desabastecimento de itens de primeira necessidade, com os bloqueios de manifestantes.

Nesta segunda-feira, 23, a Sejusp iniciou tratativas com a prefeitura de Assis Brasil, com a Agência Nacional do Petróleo, Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros órgãos, para que estratégias sejam adotadas no sentido de preservar a integridade física do povo peruano e da nossa população de Assis Brasil, sobretudo, quanto ao transporte de combustível para o lado peruano.

Por fim, a Sejusp entende que a questão requer senso humanitário, cooperação e reciprocidade com os vizinhos irmãos, adotando medidas em que prevaleçam a ordem e a segurança de todos na fronteira.

Rio Branco, Acre, 23 de janeiro de 2023.

José Américo Gaia

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre

Por Alto Acre

Veja Mais