18 março 2024

Cheia do Rio Acre atinge nível crítico em Rio Branco e afeta vários municípios do Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Foto: Juan Diaz

A cheia do Rio Acre continua em ascensão na capital Rio Branco, segundo as últimas medições da Defesa Civil, que apontaram um nível de 16,33m às 15h deste sábado (25). Nas últimas três horas, houve um aumento de 2 centímetros, visto que às 12h, o rio estava em 16,31m. As autoridades alertam que o nível do rio está acima de 2 metros da cota de transbordamento, que é de 14m.

A situação é crítica em Rio Branco, onde 48 bairros já foram atingidos e sete igarapés permanecem transbordados: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade. Para abrigar as pessoas afetadas pela enchente, foram instalados 26 abrigos, sendo 14 estaduais e 12 municipais.

Segundo o governo do estado, mais de 23 mil pessoas já foram atendidas pelas equipes de apoio, que incluem Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias, Polícia Militar e Instituto Socioeducativo, formadas por 404 profissionais.

Em Rio Branco, 221 famílias estão desabrigadas, totalizando 805 pessoas atingidas, incluindo 485 adultos, 286 crianças e 34 idosos.

A situação também é crítica em outros municípios do estado. Em Brasileia, o Rio Acre ultrapassou as cotas de alerta (9,80m) e de transbordamento (11,40m), afetando oito bairros. Já em Assis Brasil, todas as réguas foram cobertas e 57 famílias já foram retiradas. Em Epitaciolândia, 46 famílias estão em abrigos e 64 foram alojadas em casas de parentes ou amigos.

As equipes de resgate estão em alerta e trabalhando incansavelmente para garantir a segurança da população. Em caso de emergência, é possível solicitar atendimento pelo telefone 193 ou entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp).

Veja Mais