23 abril 2024

Elitismo e desrespeito: O desafio do Censo2023 no bairro Jardim Primavera em Sena Madureira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O censo é uma ferramenta importante para o planejamento e a implementação de políticas públicas, além de ser uma fonte de informação valiosa para o conhecimento da população e a compreensão das dinâmicas sociais. No entanto, nem sempre é fácil realizar o censo em todos os locais, especialmente em bairros onde há maior resistência por parte dos moradores.

É o caso do bairro Jardim Primavera, em Sena Madureira, considerado um dos bairros mais nobres da cidade. Apesar de ser uma área de grande importância para a realização do censo, os recenseadores encontram muitas dificuldades para entrevistar os moradores e coletar as informações necessárias.

Relatos de descaso e até mesmo hostilidade de alguns residentes foram frequentes, o que é absolutamente inadmissível em um processo tão importante como o censo.

Essa atitude de alguns moradores do referido bairro é uma clara demonstração de elitismo e desrespeito para com os demais cidadãos da cidade, especialmente os mais vulneráveis e desfavorecidos. Afinal, é por meio do censo que as autoridades podem conhecer a realidade de cada região, o que é fundamental para a formulação de políticas públicas eficazes e justas.

Além disso, essa resistência também prejudica a própria comunidade, uma vez que as informações coletadas pelo censo são importantes para a tomada de decisões que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores, como a construção de escolas, hospitais, transporte público e saneamento básico.

Em suma, a resistência dos moradores em relação ao censo é um comportamento lamentável e inaceitável, que deve ser repudiado pela sociedade como um todo. É preciso que todos entendam a importância do censo para o desenvolvimento da cidade e para o bem-estar de toda a população.

Veja Mais