29 março 2024

Nível do Rio Acre deve subir um pouco mais antes de começar a baixar, diz estudioso do clima Davi friale

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com Davi Friale, especialista em clima amazônico, o Rio Acre ainda deve subir um pouco antes de começar a baixar a partir de quarta-feira (29), em meio às chuvas que atingem o estado. A cidade de Sena Madureira é a que mais preocupa no momento, com o nível do rio Iaco subindo rapidamente e podendo transbordar nos próximos dias. Outras cidades banhadas pelo Rio Acre, como Plácido de Castro, Xapuri, Brasileia e Tarauacá, também estão em alerta.

Friale alerta ainda as cidades de Porto Velho e outras localizadas nos vales dos rios Madeira, Mamoré e Guaporé, em Rondônia, sobre a subida acentuada do nível desses rios, que podem causar sérios transtornos e prejuízos à população. Na cidade de Boca do Acre, no Amazonas, o nível do rio Purus também está em aumento rápido e acentuado.

Apesar das previsões de chuvas diárias nesta última semana de março, Friale afirma que não há motivos para preocupação, mas é importante que a população esteja atenta e tome as medidas necessárias para evitar acidentes.

Veja Mais