22 maio 2024

Postagem sobre enchentes no Acre viraliza no Twitter e chama atenção de famosos e milhares de pessoas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Postagem tem mais de 4,2 milhões de visualizações no Twitter — Foto: Reprodução

Uma postagem feita pelo estudante Roberto Júnior sobre as enchentes no estado do Acre viralizou no Twitter, chamando a atenção de famosos e milhares de pessoas. Até o momento, a publicação teve mais de 4,2 milhões de visualizações e foi compartilhada por artistas como Juliette, Pepita, Joelma e Gil do Vigor.

Na postagem, Roberto Júnior destaca a situação de quase uma semana de enchentes no Acre, que deixaram milhares de famílias desabrigadas. Ele também compartilha um desenho do mapa do Brasil bordado em um pedaço de tecido, onde a região Norte está bordada com linha branca, representando a invisibilidade da região diante do restante do país. Uma frase escrita em vermelho na imagem destaca: “Pro Brasil o Norte é invisível”.

A situação no Acre é crítica, com o Rio Acre atingindo a maior cota desde a cheia histórica de 2015, quando o manancial chegou a 18,40 metros. O rio passou da cota de transbordo na quinta-feira (23) em Rio Branco e, desde então, continua subindo, afetando mais de 40 mil moradores da cidade. São 857 famílias com cerca de 2.808 pessoas desabrigadas e 1.248 famílias com 4.098 pessoas desalojadas por conta da enchente.

Vários famosos compartilharam tweets do estudante Roberto Júnior — Foto: Reprodução

Nos últimos sete dias, foram registrados mais de 280 milímetros de chuva na capital, volume maior do que o total esperado para o mês de março. Pelo menos 37 bairros da zona urbana de Rio Branco estão atingidos, com vários pontos de alagamento e rompimento de trecho na BR-364. Além disso, 27 comunidades rurais estão atingidas, com 3,8 mil pessoas de 963 famílias.

A postagem de Roberto Júnior trouxe visibilidade para a situação das enchentes no Acre, o que é fundamental para chamar a atenção das autoridades e mobilizar ajuda para as famílias afetadas.

Veja Mais