Um recente levantamento revelou que o estado do Acre registrou 2,5 mil ligações irregulares de energia apenas nos primeiros quatro meses de 2023, o que já representa 20% do total de ocorrências clandestinas do ano passado, que chegaram a 12,5 mil casos.
De acordo com a Energisa Acre, a quantidade de energia produzida por essas instalações irregulares seria suficiente para abastecer a cidade de Cruzeiro do Sul, a segunda maior do estado, por até três meses. Entre janeiro e abril deste ano, foram recolhidos 3,4 kg de sucata de cabos, enquanto que durante todo o ano de 2022, o total foi de 6,4 kg.
“André Klein, gerente de medição e combate a perdas, alerta que a população tem o dever de combater o furto de energia, uma vez que parte desse prejuízo é repassado nas tarifas de energia elétrica. Por esse motivo, é importante denunciar as irregularidades”, destaca.
As denúncias podem ser feitas através do telefone 0800 647 7196, do site da companhia ou nas agências de atendimento.
O gerente ressalta que as ligações improvisadas de energia representam um risco para a segurança da população, pois não atendem aos padrões de fornecimento, podendo resultar em rompimento de cabos, curtos-circuitos e incêndios.