17 maio 2024

Astronomia: eclipse anular do sol é contemplado entre nuvens no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O eclipse anular do sol que ocorreu na tarde deste sábado, 14, no Acre, pôde ser contemplado entre nuvens na capital do estado.

Apesar de pouco se comentar sobre o assunto nos dias anteriores, nesta manhã casas de material de construção estavam cheias de potenciais clientes que buscavam o filtro para máscara de solda número 14, recomendada por especialistas para a observação do fenômeno, mas lojas especializadas visitadas pela reportagem estavam sem o item, pois a demanda estava alta especialmente nos últimos dois dias, segundo os vendedores.

Na capital, desde as primeiras horas do dia o clima ameaçava atrapalhar os planos de quem pensava em contemplar o alinhamento – parcial no Acre – entre a grande estrela do nosso sistema e o maior satélite natural do nosso planeta. Mesmo entre as nuvens, em Rio Branco o fenômeno pôde ser observado quase na integralidade, com pequenas pausas para a passagem de nuvens.

 

Segundo a Agência Brasil, o próximo eclipse anular a ser observado no Brasil ocorrerá em 26 de janeiro de 2028 e só poderá ser visto completamente nos estados do Amazonas, do Pará e do Amapá.

 

Foto Jardy Lopes

Via Ac24horas

Veja Mais