20 julho 2024

Epitaciolândia é o município líder no “Programa Previne Brasil” do ministério da saúde no Acre pela segunda vez

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Pelo segundo quadrimestre consecutivo, Epitaciolândia se destaca como o município líder no Acre no Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde. O município alcançou o Índice Sintético Final (ISF) de 92,4 no último quadrimestre de 2023, superando Manoel Urbano e Brasiléia.

O Programa tem como objetivo aprimorar o financiamento, visando aumentar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária. Quanto melhor a classificação no ranking do Previne Brasil, maiores são os repasses de recursos do Governo Federal.

Dentre os fatores que contribuíram para essa conquista estão as ações voltadas para a saúde preventiva, destacando o programa “Saúde na Comunidade”, que já realizou 73 edições, atingindo cerca de 60 mil procedimentos. Além disso, a extensão dos horários de atendimento em duas Unidades Básicas de Saúde até a meia-noite e o atendimento na farmácia municipal até esse mesmo horário foram elementos relevantes para alcançar essa pontuação de excelência.

O prefeito Sérgio Lopes enfatizou que a prefeitura tem investido significativamente na construção e consolidação de uma abordagem de saúde preventiva e planejada.

“É a segunda vez que alcançamos o primeiro lugar, resultado do incansável trabalho da nossa gestão, levando diversos serviços de saúde, incluindo especialidades como ultrassonografia e eletrocardiograma, entre outros. Ampliamos os horários de atendimento em duas UBSs e na farmácia até a meia-noite, garantindo à nossa população uma assistência de saúde humanizada e eficiente”, ressaltou o gestor.

Veja Mais