13 abril 2024

Polícia Civil promove ação de conscientização sobre prevenção de abuso sexual no Juruá

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEMPCA), em colaboração com a Secretaria de Estado da Mulher, realizou, nesta quinta-feira, 5, a uma ação de conscientização sobre prevenção de abuso sexual na Escola Municipal Osvaldo D’Albuquerque, no município de Cruzeiro do Sul.

O evento reuniu policiais civis, equipe pedagógica da escola, psicólogos, assistentes sociais e crianças com idades entre quatro a seis anos, com o objetivo de educar e empoderar as crianças sobre o conhecimento do próprio corpo e a prevenção de abusos.

“A iniciativa, que ocorreu em um ambiente lúdico e acolhedor, teve como foco principal proporcionar às crianças uma compreensão adequada do corpo humano, especialmente das partes íntimas, a fim de capacitá-las a identificar qualquer situação de abuso e comunicar aos responsáveis, possibilitando assim a adoção das medidas cabíveis”, relatou o delegado titular da DEMPCA em Cruzeiro do Sul, Renan Santana.

Encontro ocorreu em um ambiente lúdico e acolhedor e teve como foco principal proporcionar às crianças uma compreensão adequada a identificar qualquer situação de abuso e comunicar aos responsáveis. Foto: Cedida

O delegado ressalta que é crucial educar as crianças desde cedo sobre seu próprio corpo e sobre os limites pessoais. Isso as empodera e as capacita a se protegerem de potenciais situações de abuso. A parceria com a equipe pedagógica da escola e a Secretaria de Estado da Mulher foram essenciais para o sucesso do evento.

Durante a ação, foram realizadas atividades interativas, como músicas e dinâmicas, que abordaram questões relacionadas ao corpo e à intimidade de forma leve e acessível às crianças. A presença de psicólogos e assistentes sociais foi fundamental para criar um ambiente seguro e confortável, permitindo que as crianças expressassem suas dúvidas e preocupações.

Via Agencia Acre

Veja Mais