O Ministério da Saúde está buscando ampliar a distribuição de medicamentos de prevenção ao HIV, incentivando a adesão de Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) interessadas em ofertar as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP). O cadastro pode ser feito no Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom), com orientações disponíveis em uma nota técnica. Essa medida visa expandir a oferta de serviços de saúde que disponibilizam esses insumos, proporcionando maior acesso da população aos produtos de prevenção.
Até dezembro de 2023, o Brasil contava com cerca de 873 e 1.160 UDMs oferecendo PrEP e PEP, respectivamente. O diretor do departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, Draurio Barreira, destacou que a nova orientação pretende aumentar esses números de maneira significativa, com o objetivo principal de eliminar a epidemia de HIV e aids.
“Nossa meta é expandir a oferta de PrEP e PEP em proporções nunca vistas no Brasil e evitar novos casos de infecção pelo HIV. Com o aumento de serviços de saúde que ofertam as profilaxias, reduziremos as barreiras de acesso a essas tecnologias de prevenção”, afirmou Barreira.
A nota técnica, direcionada às coordenações estaduais e municipais de HIV e aids e de assistência farmacêutica, informa sobre a possibilidade de registrar os serviços de saúde para entrega de PrEP e PEP no Siclom, sem necessariamente estarem vinculados aos serviços ambulatoriais específicos. Isso visa alcançar um maior número de pessoas que podem se beneficiar dessas profilaxias.
Para garantir o sucesso da iniciativa, o departamento tem buscado mobilizar gestores locais, destacando a importância da articulação com estados e municípios. A Comissão de Gestão do Dathi foi reinstalada, e as coordenações locais são incentivadas a avaliar a adequação do número e localização de serviços farmacêuticos, considerando a implementação de novos pontos de dispensação das profilaxias e insumos de prevenção.
Via ac24horas.