Os interessados em participar do Concurso Público Nacional Unificado têm até a próxima sexta-feira (26) para solicitar a isenção da taxa e comprovar os requisitos necessários. O processo deve ser realizado exclusivamente pela página do concurso. Aqueles que não optarem pela isenção podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro, com uma taxa de R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior.
A isenção é válida para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e para quem cursa ou cursou ensino superior financiado pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
O Ministério da Educação destaca a importância de estar atento ao período de inscrição, que é diferente daquele destinado aos candidatos que optarão pelo pagamento. Além disso, ressalta que os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos nos oito editais disponíveis e providenciar a documentação necessária durante esse intervalo de tempo.
Para a comprovação, candidatos inscritos no CadÚnico devem informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição online e declarar-se membro de família de baixa renda. Doadores de medula óssea devem enviar imagens legíveis da carteira ou declaração de doador, e bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni e financiados pelo Fies devem indicar a opção correspondente à modalidade.
Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 megabytes. Documentos apresentados por via postal, correio eletrônico ou entregues no dia da aplicação das provas não serão considerados válidos.
Via Agência Brasil.