13 abril 2024

Mais de 90% dos brasileiros contam com serviço de coleta de lixo, revela Censo de 2022

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo dados do Censo de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (23), mais de 90% da população brasileira é atendida por serviços de coleta de lixo, direta ou indiretamente. O levantamento aponta que 82,5% dos domicílios têm seus resíduos sólidos coletados diretamente no local por serviços de limpeza, enquanto 8,4% depositam o lixo em caçambas para posterior recolhimento.

Desde o Censo de 2000 até o último realizado em 2022, houve um aumento significativo na proporção de cobertura da coleta de lixo, passando de 76,4% para os atuais 90,9%. Bruno Perez, pesquisador do IBGE, destaca que estados como Piauí, Acre e Maranhão apresentaram considerável elevação nesse índice, com destaque para o Maranhão, que registrou o maior aumento.

A pesquisa revela que São Paulo é o estado com maior cobertura de coleta de lixo, atingindo 99% da população. Em contrapartida, estados como Piauí, Acre e Maranhão mostraram crescimento significativo na proporção de cobertura nos últimos anos.

Em relação ao acesso à água para consumo, o Censo aponta que 82,9% dos brasileiros são abastecidos por redes gerais de distribuição, enquanto outras fontes, como poços profundos, poços rasos e fontes naturais, são responsáveis pelo abastecimento de 9% da população. Apesar do aumento na cobertura da rede geral de abastecimento, é importante ressaltar que o Plano Nacional de Saneamento Básico considera outras fontes além das redes gerais como adequadas, totalizando 96,9% de cobertura.

No que diz respeito aos tipos de moradia, as casas continuam sendo o principal tipo de domicílio no Brasil, representando 84,8% do total. Em segundo lugar, estão os apartamentos, com 12,5% da população residindo nesse tipo de moradia.

Esses dados do Censo de 2022 fornecem insights importantes sobre a infraestrutura básica disponível para os brasileiros e destacam a necessidade contínua de investimentos e políticas públicas voltadas para a melhoria dos serviços de saneamento básico e moradia no país.

Fonte: Agência Brasil / IBGE.

Veja Mais