28 abril 2024

Papa Francisco lava apenas os pés de mulheres em cerimônia de Páscoa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Papa Francisco quebrou a tradição de Páscoa ao lavar os pés de doze mulheres em uma prisão em Roma, durante uma cerimônia que destaca o ato de humildade. Essa foi a primeira vez que o papa lavou os pés apenas de mulheres durante esse serviço religioso especial.

O pontífice, de 87 anos, enfrentando problemas de saúde e mobilidade recentes, liderou a cerimônia na prisão de Rebibbia, em Roma, lavando os pés de cada uma das mulheres enquanto estava em sua cadeira de rodas. Muitas delas estavam emocionadas e em lágrimas durante o ritual.

A tradição da lavagem dos pés acontece na quinta-feira antes da Páscoa, imitando o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos na noite anterior à sua morte.

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, o Papa Francisco tem alterado essa cerimônia, realizando-a com prisioneiros, refugiados e deficientes, ao invés de realizá-la exclusivamente no território do Vaticano.

Embora ao longo dos anos o Papa Francisco tenha lavado os pés de mulheres e muçulmanos, esta é considerada a primeira vez que um papa lava exclusivamente os pés de mulheres durante a cerimônia, de acordo com Michael Walsh, um historiador e autor da igreja, e o padre Anthony Ruff, um especialista litúrgico entrevistados pela CNN.

A diretora da prisão feminina em Roma, Nadia Fontana, relatou que foi a primeira vez que um papa visitou suas instalações, que abrigam 360 prisioneiras e uma criança.

Nos primeiros anos de seu pontificado, o Papa Francisco oficialmente incluiu mulheres na cerimônia, uma mudança que enfrentou resistência dentro do Vaticano. Seu antecessor, Bento XVI, lavava apenas os pés dos homens e, posteriormente, alterou as regras para lavar apenas os pés dos sacerdotes.

Nas últimas semanas, o pontífice tem enfrentado problemas de saúde e foi internado para testes. Durante os meses de inverno, ele teve bronquite, resfriado e gripe.

Veja Mais