A partir desta quarta-feira (24), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começarão a receber a primeira metade do 13º salário. Tradicionalmente, essa parcela era paga em agosto, mas o governo federal antecipou o benefício para mais de 33,6 milhões de beneficiários.
A antecipação do pagamento representa um montante significativo para a economia brasileira, injetando R$ 33,68 bilhões com a primeira parcela do 13º. Vale ressaltar que sobre essa primeira parte do abono anual não incide desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), sendo que o desconto, quando aplicável, será feito apenas na segunda parcela do 13º.
O calendário de pagamentos considera o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. Os depósitos serão realizados juntamente com o benefício referente ao mês de abril, sendo que os segurados com benefício e dígito final 1, que ganham até um salário mínimo vigente (R$1.412), serão os primeiros a receber, seguindo essa ordem por dia.
A segunda parcela do 13º salário do INSS de 2024 será paga em conjunto com os benefícios regulares de maio, creditada entre o fim de maio e o início de junho.
Receberão o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que ao longo de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão. No entanto, o benefício não é destinado a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os beneficiários podem consultar o número do cartão do benefício através do site e do aplicativo Meu INSS, disponíveis para smartphones. Além disso, a central telefônica 135 também está disponível para consultas de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Com essa antecipação, espera-se que os beneficiários possam planejar melhor suas finanças e aproveitar o benefício para suas necessidades.
Via Agência Brasil.