19 junho 2024

Morre o ator e dublador José Santa Cruz, aos 95 anos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

José Santa Cruz, renomado ator e dublador, faleceu aos 95 anos nesta sexta-feira (26/4). Ele estava internado devido a broncopneumonia e também sofria da doença de Parkinson. As informações foram divulgadas pelo G1.

O legado de Santa Cruz inclui sua voz marcante, especialmente conhecida pelo bordão “querida, cheguei”, que se tornou famoso nos anos 90 ao abrir os episódios da série de sucesso “Família Dinossauro” da TV Globo.

Ele deixa para trás sua esposa Ivane Maria Mendes Bastos, com quem foi casado por 72 anos; três filhos já falecidos, Elaine Maria, Eliane Maria e Eduardo Luiz; além de cinco netos e quatro bisnetos.

Sua carreira na televisão teve início em 1960, na TV Clube, e posteriormente passou para a TV Tupi em 1963, onde começou a se destacar também como dublador. Mais tarde, em 1971, foi contratado pela TV Globo.

José Santa Cruz ficou conhecido por dar voz a personagens icônicos como Magneto nos filmes e desenhos dos X-Men, Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e J. Jameson nos filmes do Homem-Aranha. Sua contribuição para a dublagem brasileira é reconhecida e admirada por muitos.

Veja alguns dos personagens iconicos:

fonte @mesmosdubsbr

Veja Mais