Trinta ônibus elétricos serão enviados pelo governo federal para renovar a frota de ônibus de Rio Branco, além de mais dois projetos de regularização fundiária na capital, conforme anunciado nesta quarta-feira (8) pela presidência da República. Essas ações fazem parte de mais uma etapa do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.
Mais de 360 mil pessoas devem ser beneficiadas na capital acreana, representando 44% da população do estado. As ações são coordenadas pelo Ministério das Cidades e fazem parte do eixo de ‘Cidades sustentáveis e resilientes’ do PAC.
A aquisição dos ônibus integra o subeixo de ‘Mobilidade urbana e sustentável’, enquanto as ações de regularização fundiária estão no programa ‘Periferia Viva – Urbanização de Favelas’, voltado para áreas em situação de maior vulnerabilidade social. A data para a realização dessas ações ainda não foi divulgada.
Um ônibus elétrico já está em fase de testes na capital acreana, circulando entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a região da Corrente, no 2º Distrito da capital. Este veículo é parte do processo de avaliação de viabilidade para a inclusão dos 30 ônibus elétricos na frota de Rio Branco, conforme explicou o superintendente da RBTrans na ocasião.
Dos 30 ônibus a serem enviados, 20 serão do modelo ‘padron’ e 10 articulados. Alguns motoristas já estão passando por treinamento para operar esses veículos.
O anúncio faz parte de uma série de investimentos que o governo federal tem feito no Acre através do PAC Seleções. No último ano e meio, foram anunciadas várias obras em áreas como saúde, educação e infraestrutura para contemplar 19 dos 22 municípios do estado. Entre os projetos mais importantes estão a recuperação da BR-364 entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco, a construção da ponte entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, a nova maternidade de Rio Branco e a construção de casas populares pelo programa ‘Minha Casa Minha Vida’.