9 de julho de 2026

Ministério Público do Estado do Acre abre investigação sobre denúncia de dano ao patrimônio histórico na Praça da Revolução

Ministério Público do Estado do Acre abre investigação sobre denúncia de dano ao patrimônio histórico na Praça da Revolução

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) anunciou na terça-feira 14, que irá iniciar uma investigação sobre uma denúncia de possível dano ao patrimônio histórico na Praça da Revolução, em Rio Branco. Segundo a denúncia recebida pelo órgão, as obras em andamento na praça estariam comprometendo suas características históricas e culturais, inclusive com a retirada planejada da estátua de Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana.

- Publicidade -

O promotor de Justiça Luis Henrique Rolim, responsável pelo caso, solicitou à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) que, no prazo de cinco dias, encaminhe uma cópia do projeto das obras e informe se há planos de descaracterização de elementos históricos e culturais da praça.

Além disso, o promotor Rolim exigiu a paralisação imediata das obras até que a situação seja devidamente esclarecida. O prazo para a suspensão das obras é de 72 horas, conforme estabelecido pelo MPAC.

A Praça da Revolução possui significado histórico para o Acre, sendo um local importante que remonta aos eventos da Revolução Acreana, movimento que culminou na anexação do Acre ao Brasil. A estátua de Plácido de Castro é um símbolo dessa história e sua eventual remoção tem causado preocupação entre os cidadãos e grupos ligados à preservação do patrimônio cultural e histórico da região.