21 julho 2024

Dia Mundial do Doador de Sangue: importância da doação regular e seus benefícios

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue e, nessa data especial, destacamos a importância da doação regular de sangue, que não só salva vidas mas também pode trazer benefícios aos doadores em alguns estados brasileiros.

A auxiliar administrativa Larissa Régis, de 24 anos, é um exemplo de comprometimento com essa causa. Desde os 18 anos, ela doa sangue regularmente, motivada pelo desejo de ajudar e fazer a diferença na vida de outras pessoas. Larissa planeja se tornar uma doadora regular para ajudar a manter os estoques em dia e ainda usufruir dos benefícios oferecidos aos doadores frequentes.

Outro jovem engajado nessa prática é o estudante Murilo Verdélio Bortoloso, de 17 anos. Ele viu uma postagem nas redes sociais pedindo doação de sangue do tipo O+ e decidiu contribuir. Com seu tipo sanguíneo frequentemente requisitado nos bancos de sangue, Murilo pretende se tornar um doador regular e contribuir ainda mais para suprir a demanda por esse tipo específico de sangue.

Além de salvar vidas, a doação regular de sangue pode trazer vantagens para os doadores em alguns estados, como São Paulo e Distrito Federal. Há leis que isentam doadores regulares da taxa de inscrição em concursos públicos e oferecem outras vantagens.

No entanto, é importante ressaltar que existem critérios e cuidados a serem seguidos para fazer uma doação de sangue. É necessário estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos (com autorização dos responsáveis para menores de 18 anos), e respeitar intervalos mínimos entre as doações, entre outros requisitos.

Doar sangue é um gesto nobre que pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa. A conscientização sobre a importância da doação e a disseminação dessa informação são fundamentais para garantir que os estoques de sangue estejam sempre abastecidos para atender às necessidades da população.

Via Agência Brasil.

Veja Mais