21 julho 2024

Escola Verde: iniciativa promove educação ambiental no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

 

Publicidade

A sociedade atual enfrenta grandes desafios decorrentes do consumo desenfreado, manifestando-se nas mudanças climáticas e em tragédias ambientais. Frente a isso, como podemos, enquanto instituição responsável pela gestão do ensino público, agir? Acreditamos que a educação é um vetor essencial de transformação, capaz de incorporar conceitos desde cedo e promover comportamentos sustentáveis. No Acre, estado protagonista na agenda ambiental, esta prioridade é liderada pelo governador Gladson Cameli.

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), iniciou uma iniciativa que promete grandes resultados no futuro. A Escola Zuleide Pereira, em Rio Branco, foi escolhida como piloto para a implantação do Programa de Educação Ambiental Escola Verde. Esta iniciativa visa integrar práticas de educação ambiental no cotidiano escolar, promovendo a sustentabilidade na gestão socioambiental das escolas.

Criado e desenvolvido durante o ano de 2023, o programa Escola Verde surgiu de uma orientação do governador Gladson Cameli, que desejava garantir que nossas crianças recebessem uma educação ambiental acessível e urgente. O programa representa um passo significativo para promover uma mudança de comportamento nas escolas ao longo dos anos.

A mobilização social, especialmente aquela voltada para a preservação do planeta, é um processo de convocação de vontades e necessidades para uma mudança de realidade. Isso ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou, neste caso, uma escola, decide e age com um objetivo comum, alinhando ações cotidianas a uma ideia inicial.

Com a educação ambiental como pilar central, a mobilização social nas escolas vai além de simples reuniões de alunos para exercícios específicos. Ela exige um acordo mais amplo, com a definição de objetivos alinhados à sustentabilidade e ao respeito ao meio ambiente.

O Programa Escola Verde desenvolve estratégias comunicativas não apenas para atrair a atenção da mídia, mas para envolver nossas crianças e adolescentes no debate sobre a preservação do planeta.

O ambiente escolar desempenha um papel fundamental nesse processo. É no ambiente escolar que podemos cultivar o respeito pelo meio ambiente e levar essa consciência para nossas relações diárias. Mudanças de costumes e o ensino da preocupação ambiental desde os primeiros anos de escolaridade apontam o potencial do Acre para se tornar um exemplo global em termos de consciência ambiental. Nos próximos anos, ações de preservação ambiental serão implementadas nas escolas, adotando soluções cada vez mais alinhadas às medidas de sustentabilidade e preservação ambiental.

Via Agência de Notícias do Acre.

Veja Mais