24 julho 2024

Cirurgia restaura funções essenciais para paciente após trauma facial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Lusicleide do Nascimento, moradora da zona rural de Assis Brasil, teve sua qualidade de vida restaurada após uma complexa cirurgia bucomaxilofacial realizada pela Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) em Rio Branco. Aos 28 anos, Lusicleide havia perdido parte da mandíbula e do maxilar em um acidente com arma de fogo em 2017.

Desde então, ela enfrentava dificuldades significativas em seu dia a dia, especialmente para comer alimentos mais sólidos. Após iniciar o acompanhamento na Fundhacre em 2023, Lusicleide foi submetida a um procedimento que durou cerca de três horas, realizado pelos cirurgiões bucomaxilofaciais Fabiano Conrado e Pedro Arantes.

O cirurgião Fabiano Conrado explicou que durante a cirurgia foi possível restabelecer as funções mastigatórias, de fala e deglutição de Lusicleide, oferecendo-lhe uma melhor qualidade de vida. Pedro Arantes destacou a capacidade da Fundhacre em lidar com casos complexos e equiparou os serviços prestados aos de grandes centros hospitalares do país.

Fundhacre é o maior complexo hospitalar do Acre, oferecendo assistência médico-hospitalar em todos os níveis de atenção à saúde. O acesso aos serviços da instituição é realizado mediante encaminhamento após avaliação em unidades básicas de saúde (UBS).

(Com informações da Agência de Notícias do Acre).

Veja Mais