4 dezembro 2024

Governo do Acre implementa medidas para combater crise hídrica e promover sustentabilidade no abastecimento de água em Epitaciolândia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre está intensificando os esforços para mitigar os efeitos da crise hídrica e promover ações de sustentabilidade. Uma dessas iniciativas foi concluída na última sexta-feira, 19, pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre) em Epitaciolândia. A autarquia, responsável pela gestão do abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, finalizou um canal de drenagem projetado para redirecionar a água de lavagem da estação de tratamento de água (ETA) local. Com essa ação, aproximadamente um milhão de litros de água serão reaproveitados diariamente, sendo agora direcionados para acima da área de captação de água do Igarapé Encrenca.

Canal de drenagem proporciona o retorno da água utilizada na lavagem da ETA ao Igarapé Encrenca, em Epitaciolândia. Foto: Deiciane Medeiros/Saneacre

O gerente do Saneacre em Epitaciolândia, Erisson Cameli, detalha que, anteriormente, a água utilizada para lavar os filtros da ETA era despejada em um canal de drenagem que não direcionava para áreas acima da captação no manancial. “Com cerca de 250 metros de tubulação, conseguimos fazer com que a água de lavagem volte a cair acima do ponto de captação. Agora, vemos que esse reaproveitamento já está surtindo efeito, fazendo com que o nível do igarapé se recupere consideravelmente”, explica.

Com as tubulações subterrâneas, cerca de um milhão de litros de água serão reconduzidos à área de captação. Foto: Deiciane Medeiros/Saneacre

Em estações de tratamento compactas, os filtros precisam ser lavados várias vezes ao dia, utilizando milhares de litros de água para limpar os equipamentos. A ETA de Epitaciolândia produz em média 4 milhões de litros de água potável por dia, dos quais cerca de 30% são usados na limpeza dos filtros. Diante da crise hídrica, cada gota reaproveitada é essencial para reduzir os impactos no abastecimento de água à população.

O presidente do Saneacre, José Bestene, destaca que aquilo muitas vezes parece simples, pode proporcionar grandes impactos. “Já havíamos anunciado essa ação no começo do ano e, agora, conseguimos realizá-la. Assim, reaproveitaremos milhares de litros. Saneamento promove sustentabilidade ambiental, com isso, vamos ao encontro de um dos maiores marcos da atual gestão govenamental”, afirma.

Construção do canal proporciona o reuso inteligente da água. Foto: Deiciane Medeiros/Saneacre

A medida destaca o compromisso do governo do Acre em encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios hídricos, assegurando o fornecimento contínuo de água potável e a preservação dos recursos naturais.

O empreendimento soma-se à ação de dragagem do Igarapé Encrenca, realizada em maio, como forma de aprofundar o leito do manancial que fornece água à população de Epitaciolândia. Com isso, o Saneacre visa diminuir os efeitos da seca prolongada, aumentando a capacidade de armazenamento da fonte de água, bem como colaborar com a preservação da sua bacia hidrográfica.

Veja Mais