24 julho 2024

Novos termos padronizados em extratos bancários entram em vigor hoje

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

A partir desta segunda-feira, 8 de julho de 2024, os termos utilizados nos extratos bancários serão padronizados. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), essa mudança inicial abrangerá as operações de saque e depósito, com a padronização se estendendo posteriormente a outras operações financeiras.

Com a nova nomenclatura, operações como “depósito de cheque no ATM” passarão a ser descritas como “DEP CHEQUE ATM” nos extratos bancários. Já os saques de dinheiro em espécie realizados no caixa convencional da agência, utilizando o cartão da conta, serão registrados como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, explica que a padronização visa facilitar a compreensão das informações nos extratos, especialmente para clientes que possuem contas em mais de uma instituição financeira. “Atualmente, os bancos utilizam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes para suas operações, o que causa variações significativas para um mesmo tipo de operação financeira”, destacou Faria.

Veja Mais